A partir desta semana, o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) passará a abastecer a sua frota através do sistema de cartão combustível. O novo modelo, que foi licitado no final do ano passado, prevê que as viaturas da autarquia passem a ser abastecidas em uma rede com mais de 15 postos credenciados, que também prestarão serviços de troca de óleo, lubrificação e lavagem dos veículos.
O moderno sistema permitirá o controle da frota indicando com antecedência a necessidade das manutenções dos veículos, bem como controle do consumo de cada viatura. Este modelo adotado pelo Daerp já é utilizado por outros órgãos, inclusive pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Com a adoção do novo sistema, as bombas de combustível, instaladas na unidade da rua Pernambuco, que são antigas e precisariam passar por uma ampla reforma, serão desativadas, eliminando-se, ainda, o risco de acidentes dentro da unidade.
Segundo o chefe da Divisão de Transportes do Daerp, Edson Cesar Valdevite, a partir de agora, os 27 carros flex que a autarquia possui poderão ser abastecidos com etanol – que é, muitas vezes, mais econômico e ecologicamente melhor, por poluir menos. “Isto não ocorre atualmente porque o Daerp só possui tanques para gasolina e diesel. Outro problema que será eliminado é o descarte do óleo usado, retirado dos veículos, que precisava ser separado para a destinação correta”, explica.
A mudança no modelo de abastecimento de combustível para a frota de 158 veículos surgiu a partir de uma determinação do diretor-superintendente Afonso Reis Duarte, que solicitou ao setor responsável que buscasse alternativas viáveis para a autarquia, de maneira a evitar pesados investimentos na compra e instalação de tanques de diesel, gasolina, etanol e bombas, além de eliminar riscos ao meio ambiente e no abastecimento da frota, e ainda liberar servidores para outras atividades. “Sanear e modernizar para avançar com agilidade e qualidade é o foco da nova gestão do Daerp perseguido desde 2017 em todas as áreas”, explica o superintendente.
Licitação – A licitação foi vencida pela empresa Prime Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda. EPP, que apresentou uma taxa de administração do sistema negativa (-0,04%). A empresa é responsável pelo credenciamento da rede de postos não apenas em várias regiões da cidade, mas também nas principais rodovias do estado, para facilitar o abastecimento, além do fornecimento do cartão e gerenciamento de todo o sistema. Os valores previstos para gastos com combustíveis, lavagem e lubrificação são de R$ 1,9 milhão para o período de 12 meses.
Eficiência e modernidade – Segundo o chefe da Divisão de Transportes do Daerp, Edson Cesar Valdevite, o novo sistema representa um avanço muito grande, pois será possível gerenciamento em tempo real do consumo, da troca de óleo e lavagem dos 158 veículos que compõem a frota, entre motos, carros, caminhões e máquinas pesadas. “O sistema fornece a quilometragem do veículo, qual a média que ele está fazendo por quilômetro e quando é necessário fazer a troca de óleo. Todos estes indicadores são fornecidos online gerando rapidez e economia”, disse.
Rede – A rede credenciada também oferece serviço 24 horas, enquanto o abastecimento na unidade da Pernambuco tinha horário limitado, das sete às 17 horas, nos finais de semana havia a necessidade de ficar um funcionário de plantão e, além disso, não existia abastecimento no horário noturno. “As equipes vão ganhar agilidade porque muitas vezes precisavam se deslocar de algum ponto distante da cidade até a unidade da Pernambuco para abastecer, o que não vai mais ocorrer”, concluiu Valdevite.