Tribuna Ribeirão
Economia

Promoção eleva vendas no varejo

As promoções da Black Fri­day, campanha que mobiliza especialmente o comércio ele­trônico no País, ajudaram a im­pulsionar as vendas do varejo na passagem de outubro para no­vembro, afirma Isabella Nunes, ge­rente na Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento, realizado em 24 de no­vembro do ano passado, elevou as vendas de móveis e eletrodomés­ticos do setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que inclui as lojas de departamento.

“As taxas mais elevadas são dos setores que registraram taxas mais negativas em outubro, e não por acaso são setores que têm perfil muito marcado de vendas pela internet: outros artigos de uso pessoal e doméstico e móveis e ele­trodomésticos”, conta Isabella. O crescimento de 0,7% no volume vendido pelo comércio varejis­ta na passagem de outubro para novembro teve predomínio de resultados positivos, alcançando cinco das oito atividades pesquisa­das segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio.

Os maiores avanços foram observados nos setores de outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,0%) e móveis e eletrodomésti­cos (6,1%). Os demais aumentos ocorreram em livros, jornais e papelaria (1,4%); artigos farma­cêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%); e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%). Com o desempenho de novembro, o setor de super­mercados está há oito meses fora do território negativo, período em que acumulou ganho de 6,5%.

Por outro lado, houve perdas em novembro em combustíveis e lubrificantes (1,8%) e equipamen­tos e material para escritório, in­formática e comunicação (-5,8%). O setor de tecidos, vestuários e cal­çados permaneceu estável (0,0%) em relação a outubro. No comér­cio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e mate­rial de construção, o volume das vendas cresceu 2,5% em relação a outubro. O setor de veículos, mo­tos, partes e peças subiu 1,5% em novembro, enquanto Material de construção aumentou 2,3%.

Na comparação com novem­bro de 2016, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 5,9% em novembro de 2017. De acordo com o site oficial da Black Friday (www.blackfriday. com.br), a expectativa no ano passado era que a ação alcanças­se a marca de R$ 2,2 bilhões no País – um crescimento de 19% em relação a 2016 –, sendo mais de R$ 20 milhões somente em Ribeirão Preto. A estimativa foi gerada a partir do histórico das edições anteriores e com base no tráfego do portal idealizador da ação no Brasil.

No entanto, mesmo com a Black Friday, as vendas do co­mércio ribeirão-pretano caíram 1,21% em novembro em rela­ção ao mesmo período de 2016, quando a retração foi de 0,25%. Foi o terceiro mês seguido de queda na cidade. O pior resulta­do do ano foi registrado em ou­tubro – nem o Dia das Crianças conseguiu segurar os negócios do setor –, com recuo de 2,84%.

Em setembro, caíram 0,63%, depois de registrar crescimento de 1,13% em agosto e de 0,08% em julho. Os números são da Pesquisa Movimento do Comér­cio, realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp). As vendas na cidade já haviam re­gistrado queda de 1,58% em ju­nho, 1,56% em maio, 1,78% em abril, 0,87% em março, 2,47% em fevereiro e 1,97% em janeiro. Os dados de dezembro devem ser divulgados em breve.

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