Nesta terça-feira, 9 de janeiro, vence o prazo para o pagamento integral – cota única –, com desconto de 3%, ou do parcelamento em três vezes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2018 para os veículos com final de placa 1. Os contribuintes devem ficar atentos às datas de vencimento para aproveitar o abatimento e regularizar o imposto. O calendário vai até dia 22.
A quitação pode ser de três maneiras – à vista com desconto de 3% (janeiro), à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas, de janeiro a março, de acordo com a data de vencimento da placa. Para efetuar o pagamento, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam), e realizar o recolhimento do IPVA 2018.
Utilize os terminais de autoatendimento, os guichês de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária para fazer o pagamento. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas. É possível fazer a consulta do valor do imposto deste ano no site www.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br, digitando o número do Renavam e placa do veículo.
A frota ribeirão-pretana fechou 2017 com 514.866 carros, motocicletas, utilitários, caminhões e afins – em 2016 eram 523.139, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Sâo Paulo (DetranSP), queda de 1,58%, 8.273 unidades a menos. A desvalorização da frota de automóveis no Estado de São Paulo propiciou o desconto de 3%.
A frota total de veículos no Estado de São Paulo é de aproximadamente 24 milhões. Destes, 17,4 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA, 6,8 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação e cerca de 295 mil são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).
Proprietários de carros, motos, caminhões e afins registrados no Estado de São Paulo também já podem realizar o licenciamento antecipado para regularizar a documentação e circular durante todo o ano de 2018 tranquilamente. A medida é obrigatória para todo tipo de veículo, independentemente do ano de fabricação, e a falta dele pode gerar a remoção do bem ao pátio, além de multa e pontos na habilitação.
Para licenciar antecipadamente entre janeiro e março, pois o calendário obrigatório só começa em abril, o motorista tem de quitar o IPVA. Desta forma, quem optar pelo parcelamento do imposto poderá fazer o licenciamento ao pagar a última parcela. O licenciamento antecipado é feito de forma eletrônica via sistema bancário. Basta pagar a taxa de R$ 87,38 mais R$ 11 do custo de envio via Correios por meio do número do Renavam nos caixas da rede bancária credenciada, terminais eletrônicos ou internet banking. Não é necessário imprimir boleto para pagar o licenciamento eletrônico antecipado.
Veículo com débitos de multas pendentes não pode ser licenciado. É preciso quitar débitos de IPVA, seguro obrigatório (DPVAT) e possíveis multas. O licenciamento de 2017 precisa estar em dia também. Além disso, não é possível licenciar veículo com restrições judiciais ou administrativas, como bloqueio por comunicação de venda, registro de furto ou roubo, entre outros. A taxa pode ser recolhida no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil, Safra e Santander, além das casas lotéricas.