Tribuna Ribeirão
Cultura

Vai começar o salão de fotografia

A partir deste sábado, 6 de janeiro, a Casa da Cultura, na praça Alto do São Bento nº 11, no Morro do São Bento, no Jardim Mosteiro, será o palco do V Salão Nacional de Arte Fotográfica Monocromática de Ribeirão Preto. O evento recebeu 713 inscrições de 19 estados brasileiros e 132 fotos foram selecionadas

A abertura acontece às vésperas do Dia Nacional do Fotógrafo, celebrado em 8 de janeiro, além de comemorar os 18 anos de fundação do Grupo Amigos da Fotografia (GAF), organizador do even­to. Cada participante inscre­veu três imagens.

Os organizadores ficaram surpresos com uma curiosida­de: o V Salão Nacional de Ri­beirão Preto pode ser o último a expor fotos analógicas, feitas com máquinas antigas que forçam o fotógrafo a manter o espetacular ritual da revelação em câmera escura.

Segundo Elza Rossato, do GAF, das 713 imagens inscri­tas na edição de 2018, apenas 45 são analógicas, 6,3% do to­tal. As máquinas digitais são uma realidade sem volta. Além de facilitar o trabalho dos fotó­grafos, não há custo com papel e produtos químicos – que ge­ralmente vêm do exterior e são vendidos em dólar.

A edição de janeiro ain­da conta com duas categorias, “Analógica” e “Digital”. O corpo de jurados conta com cinco alu­nos do curso básico de fotogra­fia do GAF – terminou em 5 de dezembro –, cinco amadores do curso avançados e mais cinco profissionais do júri técnico.
Dos 19 estados que envia­ram fotos, 132 imagens foram selecionadas, entre menção honrosa e primeiro, segun­do e terceiro lugares. Dois fotógrafos do jornal Tribuna estão no salão. Elza Rossato pegou o primeiro e o segun­do lugar na categoria “Analó­gica” e Alfredo Risk conquis­tou duas menções honrosas na categoria “Digital”.

A abertura do V Salão Nacional e Arte Fotográfica Monocromática de Ribeirão Preto será ás 19 horas, com a premiação e coquetel para os convidados. Quem quiser co­nhecer os trabalhos pode visi­tar a Casa da Cultura no ho­rário normal de atendimento. A entrada é franca e as fotos serão espalhas por todo o pré­dio, que serve de sede da Se­cretaria Municipal da Cultura. A titular da pasta, a bailarina Isabella Pessotti, deve presti­giar a abertura do evento.

Para celebrar seus 18 anos, o GAF vai homenagear fotógrafos, imprensa e autoridades. Serão entregues certificados e haverá uma exposição fotográfica si­multânea com obras dos alunos do Grupo Amigos da Fotografia deste segundo semestre. O jor­nal Tribuna será um dos home­nageados e receberá um “mimo”, uma máquina fotográfica antiga, uma câmera “pinhole”.

O GAF também vai ho­menagear o fotógrafo Rubens Guerra, que faleceu na noite de 27 de dezembro, em Ribeirão Preto, aos 59 anos. Ele tinha mais de 40 anos de carreira, com foco na publicidade. Era ligado ao Cine Foto Clube de Ribeirão Preto, mas fez amigos por toda a parte. Ele será representado pelo também fotógrafo Beto Baptista.

Postagens relacionadas

Conheça os finalistas do Prêmio Jabuti 2020

Redação 1

Dia de arte no Teatro Municipal

Redação 1

Cervejaria promove encontro de amigos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com