Tribuna Ribeirão
Cultura

Filarmônica de Viena é a atração de sábado

Uma tradição na história da Áustria, o “Concerto de Ano Novo” da Orquestra Filarmô­nica de Viena, que já acumula 175 anos, apresenta um progra­ma composto pela música viva e ao mesmo tempo nostálgica do vasto repertório da família Strauss e seus contemporâneos. No primeiro sábado de janeiro, dia 6, a TV Cultura traz todo o encanto dessa apresentação inédita diretamente da capital da música, com transmissão si­multânea na televisão e no You­Tube, às 21h35.

Apresentado na famosa Grande Sala Musikverein, o espe­táculo de 2018 reúne músicas da dinastia Strauss, compostas du­rante o período mais sombrio da história da Áustria, e fornece in­terpretações instrumentais e de­finitivas das obras-primas deste gênero, sob a batuta do maestro italiano Riccardo Muti. O regen­te trabalha com a Filarmônica de Viena desde 1971, já realizou mais de 500 concertos com a or­questra e foi nomeado seu Mem­bro Honorário. Este é seu quinto “Concerto de Ano Novo”.

Traz no repertório mar­chas, valsas, polcas e aberturas de operetas dos compositores da família Strauss – Johann Strauss (pai, 1804-1849, e fi­lho, 1825-1899), Josef Strauss (1827-1870), Alphons Czibulka (1842-1894) e Franz von Suppé (1819-1895). O regente traba­lha com a Filarmônica de Viena desde 1971, já realizou mais de 500 concertos com a orquestra e foi nomeado seu membro honorário. Este é seu quinto “Concerto de Ano Novo”.

No repertório da apresenta­ção, estão valsas, como “Frescos de Viena” e “Flores de Mirtilo”; polcas, como “Desfile Nupcial” e “Balas Mágicas”; mazurca, como “Cidade e Campo”; quadrilhas, como “Um Baile de Máscaras”; e marchas. O concerto ainda conta com filmagens de cenas de ballet, coreografadas pelo artista italiano Davide Bombana. Interpretada por dez solistas do Ballet Estatal de Viena, uma das cenas é a valsa “Rosas do Sul”, de Johann Strauss, no Castelo Eckartsau.

A outra cena – “Stéphanie-Ga­votte”, de Alphons Czibulka – con­siste em um pas de deux no Hiet­zinger Hofpavillon. A Filarmônica de Viena tem como missão comu­nicar a mensagem humanitária da música nas vidas diárias e na cons­ciência de seus ouvintes. Em 2012, a orquestra tornou-se o primeiro Embaixador de Boa Vontade do Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA). Os músicos se esforçam para imple­mentar o lema com o qual Ludwig van Beethoven (1770-1827), cujas obras sinfônicas serviram de cata­lisador para a criação da orquestra, prefaciou sua “Missa Solemnis – Do coração ao coração”. O “Clás­sicos” traz, semanalmente, concer­tos de grandes orquestras, óperas e espetáculos de ballet. A atração ainda exibe produções documen­tais da TV Cultura sobre algum aspecto da música erudita.

Postagens relacionadas

VÍDEO – Anna Maria Chiavenato

William Teodoro

Arena Blues terá vários guitarristas

Redação 1

Hospital de Câncer promove quermesse

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com