Um tradicional prédio na região central de Cravinhos, cidade vizinha a Ribeirão Preto, foi demolido nesta quinta-feira, 4 de janeiro, depois que parte da estrutura desabou devido às chuvas que caíram nos últimos dias no município, acompanhadas de rajadas de vento. O centenário prédio fica na bifurcação das ruas XV de Novembro (principal da cidade) com Cristiano Barreto e já foi foi hotel, loja comercial, pensão, cortiço, clube, sede do Partido dos Trabalhadores (PT) e mais recentemente, brechó.
O imóvel já estava condenado, segundo o Tribuna apurou, com várias fissuras e rachaduras. O prédio não é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). A sede da Secretaria Municipal da Cultura, instalada no Memorial Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravinhos, fica à poucos metros dali, no número 259 da rua XV de Novembro.
Em 2009, após uma forte chuva, a população cravinhense já havia sido surpreendida com outro caso de desabamento. Em 24 de fevereiro daquele ano, uma parte da história da cidade foi ao chão, quando um temporal derrubou a primeira Igreja Matriz de Cravinhos, a de São Benedito. No local sobrou somente a fachada. O caso teve repercussão nacional, já que era uma edificação de 1888, uma das mais antigas do Estado de São Paulo.
Ninguém acreditava que tal patrimônio histórico poderia um dia ser reconstruído, entretanto o cônego Ronaldo Ferreira Vianna e o seu advogado Luís Rodrigo Rigo Benzi transformaram o desafio em uma missão divina. Em junho de 2010 começou a obra para que a igreja retornasse ao que era antes. Após um ano e três meses, em 5 e outubro de 2011, a Igreja de São Benedito foi reinaugurada, no Dia de São Benedito.
As paredes e o telhado foram reerguidos, o altar e a porta restaurados, os vitrôs reformados e recolocados, o piso preservado e agora a Igreja São Benedito recebeu pintura original. O custo total da obra foi orçado em R$ 160 mil. A paróquia fez rifas e contou com o apoio da população. Agora, mais um patrimônio da cidade desabou.