Tribuna Ribeirão
Geral

CATEDRAL METROPOLITANA – Linhas serão transferidas dia 20

A partir de 20 de janeiro, 17 das 58 linhas que passam pelo ponto de ônibus em frente à Cate­dral Metropolitana de São Sebas­tião, na rua Florêncio de Abreu, na Praça das Bandeiras, serão transfe­ridas para a Prudente de Morais – dois quarteirões acima. Os pontos na rua Lafaiete, próximo ao Pa­lácio Episcopal, também serão deslocados.

A mudança vai afetar 29,3% das linhas da região. A mudança atende à reivindicação da Igreja Católica, que há anos tenta impe­dir a construção de uma platafor­ma no lugar do ponto de ônibus que existe no local, alegando que o tráfego pesado causa rachadu­ras no templo, tombado como patrimônio histórico.

Antes da alteração, no entanto, a Empresa de Trânsito e Trans­porte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) fará uma campanha de orientação nas imediações, com distribuição de panfletos e faixas. A prefeitura teve acesso a alguns laudos do padre Francisco Zanar­do Moussa, o “Padre Chico”, da Catedral Metropolitana.

Os documentos apontam que desde o começo do ano algumas fissuras aumentaram. O pavi­mento da rua Florêncio de Abreu, entre as ruas Tibiriçá e Visconde de Inhaúma, também será substi­tuído por outro – a obra já estava prevista em um Termo de Ajusta­mento de Conduta (TAC) assina­do entre Transerp, prefeitura e Mi­nistério Público Estadual (MPE).

As datas de início e término do projeto, assim como o valor da obra, não foram divulgados pela administração. Em agosto do ano passado, o então secretário de Obras Públicas, Abranche Fuad Abdo, disse que o custo total serial de R$ 5 milhões. De acordo com o prefeito Duarte Nogueira Jú­nior (PSDB), aproximadamente 1,5 mil ônibus passam por dia na porta da Catedral Metropoli­tana, cerca de 40 linhas. O refor­ço da fundação da Igreja Matriz está estimado em R$ 1,6 milhão. Com o apoio da prefeitura, o pa­dre vai buscar recursos para via­bilizar a restauração.

Segundo a Transerp, a altera­ção também tem como objetivo garantir segurança e melhorar a fluidez do trânsito na região Central, pois ali ocorre uma su­cessão de conflitos entre ônibus, veículos e motociclistas no traje­to atual. Além disso, a mudança irá contribuir na diminuição das vibrações do pavimento defronte à Catedral Metropolitana.

As 17 linhas de ônibus afetadas circularão pela rua Cerqueira Cé­sar até a Prudente de Morais, onde realizarão a conversão à direita, trafegando até a José Bonifácio, acessando o terminal de ônibus – Plataforma I (anexo ao termi­nal principal Doutora Evangeli­na de Carvalho Passig).
Com esta mudança de itine­rário serão instalados dois pon­tos de ônibus na rua Prudente de Morais, um antes da Barão do Amazonas e outro entre as ruas Álvares Cabral e Amador Bueno, próximo à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que muito facilitará o atendimento aos cidadãos.

Postagens relacionadas

Em Israel, general Heleno se irrita com perguntas sobre palestinos

Redação 1

PUBLICIDADE: Como ter sexo a vida toda com a mesma pessoa

Redação 1

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com