Os visitantes do Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto, em Ribeirão Preto, se surpreenderam na manhã desta quinta-feira, 21 de dezembro, com os “presentes” espalhados por vários recintos dos animais. No setor dos felinos, as caixas decoradas e com mensagens de “Feliz Natal” foram deixadas pelos funcionários para satisfação dos bichos.
Na ala de Lilica e Spike as caixas continham carne bovina, cerca de um quilo para cada um dos leões. Um funcionário contou que as pessoas ficaram bastante intrigadas sobre o conteúdo e espantadas ao saber que os maiores predadores da savana africana comem oito quilos por dia de carne cada um. “Isso foi só um petisco para eles”, disse.
A administração do zoo conseguiu despertar a curiosidade dos animais e dos frequentadores. No recinto do urso Renan, por exemplo, foi deixada uma torre de gelo em cima da toca e uma caixa no chão, com frutas de época como manga e outros alimentos que ele gosta, como mel. “Preparamos um banquete para ele saborear”.
As fêmeas de elefante Mayson e Bambi, outras atrações do zoo, também ganharam “presentes de peso”. “Na verdade, foi um belo cardápio natalino: melancia, melão, uva e maçã, tudo estava escondido em meio ao feno”, conta o diretor do Bosque Fábio Barreto, Alexandre Gouvêa. Segundo ele, antes dos animais saírem para a parte externa dos recintos os funcionários deixaram as caixas em vários pontos. Logo os “presentes” chamaram a atenção da bicharada.
“Trata-se de uma técnica de enriquecimento ambiental e comportamental. O enriquecimento ambiental e comportamental se utiliza de um conjunto de técnicas para a manutenção do bem estar dos animais mantidos em cativeiro. A maioria das estratégias visa o entretenimento dos animais de cativeiro com o intuito de aguçar os instintos animais e diminuir o estresse causado pela limitação de espaço e inatividade”, ressalta.
Com a presença de um grande número de visitantes, os animais receberam seus presentes recheados de guloseimas. O “Natal do Bichos” foi proporcionado a todos os 830 animais de mais de 140 espécies do Bosque Fábio Barreto. Em um espaço de 250.880 metros quadrados há aves, peixes, mamíferos e répteis, além do Jardim Japonês e do Mirante, além de várias espécies de flora brasileira.
Entre as principais atrações da fauna destacam-se antas, onças-pintadas, macacos, ursos, serpentes, entre outras espécies. Fica na rua Liberdade s/nº, nos Campos Eliseos, e abre à visitação pública de quarta-feira a domingo, das nove às 17 horas. Mais informações nos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.