Santuário da Pedra Caída – O “complexo” reúne três quedas d’água, sendo que a principal delas despenca de uma altura de 46 metros, formando piscina natural. A emoção maior é caminhar no interior de um cânion para apreciar e mergulhar no poço que se forma lá embaixo. A prática de rapel e tirolesa é comum por ali.
Poço Azul e Encanto Azul – Os dois poços de águas cristalinas e cercados por paredões de pedras vermelhas ficam no município de Riachão. E debaixo d´água ainda tem mais belezas – com máscara e snorkel, pode-se observar e nadar em meio a piaus, lambaris, cascudos…
Pôr do sol no Portal da Chapada – Uma “pedra furada” é o mirante natural da Chapada das Mesas. Além da vista privilegiada, descortina um belo pôr do sol. É também um dos melhores pontos para tirar fotos ao amanhecer, por conta da luminosidade. Fazer rapel e tirolesa na Pedra Caída é atividade obrigatória! Além de curtir o cartão-postal, é possível apreciá-lo de ângulos inusitados.
Morro do Chapéu – Já os fãs do trekking devem incluir no roteiro a caminhada ao Morro do Chapéu, a 378 metros de altitude. Mas preparação é fundamental, uma vez que a atividade acontece em rocha arenítica, de grande dificuldade. Entre as atividades em cachoeiras, destacam-se o rapel na de São Romão, em Carolina; e a visita às cavernas da cachoeira da Prata.
Cachoeiras – A maioria das cachoeiras da região é acessada somente por trilhas, algumas feitas por dentro de vegetação típica do cerrado e outras pelos cânions ou pelas margens dos rios, mas todo o esforço vale a pena ao chegar em suas belas quedas d’água, perfeitas para banhos e massagens naturais. As de maior destaque são as cachoeiras da Prata e São Romão, pois são os pontos ideais para a prática de rapel e canionismo.