A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp) publicou na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira, 15 de dezembro, edital de cancelamento de concessões no Cemitério Bom Pastor, com a rescisão dos contratos de 651 jazigos – a medida valerá no prazo de dez dias a contar a partir de 18 de dezembro.
Se os responsáveis não regularizarem os débitos, a concessão será cancelada, seguindo-se a retomada do jazigo e a destinação dos restos mortais eventualmente sepultados para o ossuário geral do Cemitério Bom Pastor, respeitados os prazos e as disposições legais para exumações.
O Diário Oficial traz a relação dos responsáveis por 651 jazigos, sendo que em 604 não houve sepultamentos nos últimos três anos (prazo mínimo para exumação de restos mortais) e podem ser retomados a partir de 28 de dezembro, quando vence o prazo dado pela Coderp.
Outros 47 jazigos listados no edital podem ser retomados caso os débitos não sejam quitados, mas como ocorreram sepultamentos há menos de três anos, as exumações só poderão ser realizadas quando o prazo legal for atingido. A relação pode ser conferida no site da www.ribeiraopreto.sp.gov.br.
Inaugurado em junho de 1974, o Cemitério Bom Pastor conta hoje com uma área total de 144.670 mil metros quadrados, 11.233 túmulos e 54.062 pessoas sepultadas, segundo informa o site da companhia. A partir de janeiro, passará a ser administrado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.