Dos 150 pretendentes a uma vaga no elenco do Comercial em 2018, apenas 18 deles foram selecionados pelos técnicos Pinho, da equipe principal, e Gustavo Marciano, do sub-20, que comandaram as duas peneiras promovidas pelo clube, na terça-feira e na quinta-feira, em busca de novos talentos. Na próxima terça-feira (19), em Palma Travassos, os selecionados irão enfrentar a equipe sub-20 do Bafo, que em janeiro disputa a Copinha. “Foi uma grande e promissora experiência”, resumiu Marciano.
O veterano Pinho, comandante do Comercial da Segunda Divisão paulista a partir de abril ou maio – a data do campeonato ainda não foi definida pela Federação Paulista de Futebol – diz que o sistema de peneira dá chance a um grande número de jovens que sonham em se tornar profissionais. Na avaliação do experiente treinador, vários atletas demonstraram potencial para buscar algo mais na carreira. “Após o jogo-treino iremos conversar [ele e Marciano] e decidir quem fica para o ano que vem”, disse.
Rebaixado da série A3, em 2017, e sem recursos financeiros para ir ao mercado contratar todos os jogadores necessários para compor o elenco, o Comercial apostou em uma velha receita do futebol, a peneira, para buscar novos valores a custo praticamente zero. “Foi uma boa medida”, diz o presidente Ademir Chiari.