Quem não gosta de enfrentar filas nas lojas tradicionais para comprar o presente de Natal e ainda pretende aproveitar o final de semana para atividades culturais têm boas opções em Ribeirão Preto. Nesta sexta-feira, 15 de dezembro, começa o 1° Brechó Solidário Voluntários do Sertão, evento que será realizado das nove às 17 horas e terá sequência no sábado (16), das nove ao meio-dia, no centro Cultural Palace Hotel (rua Duque de Caxias nº 322), no Quarteirão Paulista, Centro Histórico – esquina com a Álvares Cabral. Estarão disponíveis roupas, calçados e acessórios, masculinos e femininos. Tudo de excelente gosto, são peças novas e semi-novas, nos estilos social e esporte-fino.
“Além de levantar rendas e apoios para a realização do nosso tradicional evento anual que oferece gratuitamente atendimentos médicos, odontológicos e sociais para populações carentes de cidades do interior do sertão brasileiro, estas ações são importantes para integrar a instituição com a sociedade e apresentar este trabalho social que realizamos há 17 anos”, destaca a gestora da ONG Voluntários do Sertão, Marta Meire Pereira. Toda a renda obtida com as vendas será revertida para a realização da próxima edição do mutirão social Voluntários do Sertão, em 2018.
No sábado, 16 de dezembro, haverá a a última edição da Feira Artesanal do Irajá de 2017, com uma rica programação. Além de reunir um time de expositores das áreas de moda, cosmético, papelaria, decoração, cerveja e gastronomia, os organizadores prepararam atrações culturais que prometem agradar a todos os públicos. É uma oportunidade para fazer um passeio prazeroso e escolher presentes confeccionados pelos expositores. O evento terá início às 16 horas e vai até as dez da noite, na rua Cavalheiro Torquato Rizzi nº 1.034, Jardim Irajá, Zona Sul, com entrada franca.
A cada R$ 50 em compras na feira, o público concorre a uma sessão de tarot. Vai ter “Seleta Musical” com Carlos Alexandre, performance circense “Deixa a Gira” de malabares e aros com Letícia Thomas e Sabryna Murali e sho de blues ao vivo com a banda Mississipi Devils, formada por Fabrício Chabusco (voz e violão folk), Samir Issa (voz, violão, slide e cigar box), Mateus “Tião” Manduca (voz, percussão e contrabaixo), Henry Blues Boy (harmônica) e Léo Guerra (washboard)
O quinteto tem como característica recriar em suas apresentações o clima musical das décadas de 1920, 30 e 40 tanto nos arranjos musicais como no figurino. Durante os shows a busca é sempre pela maior proximidade possível com o público. No repertório, interpretações de clássicos do blues, folk, bluegrass, entre outros. Além disso, a feira também promove as suas já tradicionais ações sustentáveis e a troca de livros (em bom estado e não vale livro didático).
Realizada mensalmente desde 2014, a iniciativa busca valorizar produtores e artistas locais, acolhendo bem públicos de todas as idades. É uma oportunidade para o público exercer o seu papel de consumidor consciente e apoiar marcas da sua região. Um sábado por mês promovendo o empreendedorismo local em um evento que é fruto de um trabalho coletivo. Haverá expositores de moda, perfumaria, decoração, usados, gastronomia e muitos mais.
No Centro de Ribeirão Preto, também no sábado (16), vai acontecer a feira da Baixada, evento organizado pela da Casa das Artes. Começa às 11 horas e vai invadir a tarde. Será no Memorial da Classe Operária UGT, na rua José Bonifácio nº 59, Centro Histórico, com entrada franca.
“Não tem lucro e nem aperto”, diz o slogan. Os objetos em exposição são artesanais, feitos por produtores locais, pessoas que possuem o dom de criar em suas casas algo de muito diferente, novo e próprio. Além disso, também terá discos, livros, roupas, acessórios, brinquedos, fotografias, cerâmica, papelaria, plantas, bordados, cerveja artesanal, calçados e alimentação.