Neste sábado, 9 de dezembro, e nos dias 15 e 16, a Seja Digital realizará mais um feirão em Ribeirão Preto. A ação tem como objetivo facilitar o acesso da população aos equipamentos que possibilitam que televisores antigos recebam o sinal digital e promover descontos para a aquisição de novos televisores. O evento acontecerá em lojas do Centro da cidade identificadas como participantes, das nove às 22 horas.
Além de encontrar aparelhos de televisão digital e conversores a preços mais acessíveis, a população poderá tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV na tenda de atendimento da Seja Digital, montada na Esplanada do Theatro Pedro II. Em Ribeirão Preto e em outros 19 municípios da região, o sinal analógico de TV será desligado no dia 31 de janeiro. Em Ribeirão Preto, 84% dos domicílios contam com sinal digital, mas a mudança só é permitida pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) quando a tinge 90%.
Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Para estar preparado antes da data-limite, é importante verificar se a antena já é digital e se o televisor precisa de um conversor externo, aparelho que transforma o sinal digital em analógico e permite que a TV continue transmitindo a programação.
Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.
As famílias de baixa renda atendidas pelo governo federal têm direito a um kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto. Para saber se tem direito e agendar a retirada do kit em um dos pontos disponibilizados pela entidade, basta ligar para 147 ou acessar o site sejadigital.com.br/kit, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Na região de Ribeirão Preto são cerca de 100 mil kits disponíveis. Mais de 75 mil famílias já retiraram.