Tribuna Ribeirão
Política

Tribunal Regional mantém bloqueio de R$ 16 mi de Lula

O Tribunal Regional Fe­deral da 4ª Região (TRF-4) manteve nesta terça-feira, 28, o bloqueio de R$ 16 milhões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinado pela 13ª Vara Federal de Curitiba, sob tutela do juiz federal Sérgio Moro, na sentença condena­tória do caso do apartamento triplex, na Operação Lava Jato. A 8ª Turma, por unanimidade, negou seguimento ao mandado de segurança impetrado pela defesa de Lula.

Em julho deste ano, Lula foi condenado por Moro a 9 anos e seis meses de prisão no caso tri­plex de São Bernardo do Cam­po, no ABC paulista, por cor­rupção e lavagem de dinheiro.

As informações foram di­vulgadas pelo Tribunal nesta terça-feira, 28. O mandado de segurança foi ajuizado pelo ad­vogado Cristiano Zanin Martins em julho deste ano. Os desem­bargadores decidiram que o le­vantamento do bloqueio deve ser requerido em primeira instância.

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, rela­tor dos processos da Operação Lava Jato no tribunal, negou seguimento ao MS. Segundo Gebran, o instrumento proces­sual correto para o pedido de levantamento de constrição de bens é o incidente de restituição de coisas apreendidas e não o mandado de segurança.

O desembargador frisou ainda que a apreciação do pe­dido pelo tribunal seria uma supressão de instância e que a questão deveria ser subme­tida antes ao Juízo de primei­ro grau. “É imprescindível o exame inicial pela autoridade judiciária que determinou a medida”, ressaltou Gebran em sua decisão liminar.

A defesa ajuizou então agravo regimental em man­dado de segurança tentando assegurar o julgamento do pedido pela 8ª Turma, o que ocorreu nesta terça. Entretan­to, por unanimidade, foi man­tida a decisão de Gebran.

Postagens relacionadas

TSE recebe em média uma denúncia de propaganda irregular por minuto

Redação 1

Prefeito de RP está nos Estados Unidos

William Teodoro

‘Lei do Orçamento’ veta emendas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com