O governador Geraldo Alckmin (PSDB) entregou nesta terça-feira, 28 de novembro, o HC Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). A unidade oferece atendimento especializado em alta complexidade, destinado a crianças e adolescentes, como referência para 90 municípios das regiões de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e Barretos.
“Entregamos hoje mais um hospital. É o quinto do Estado para atender o Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente, aqui em Ribeirão Preto. O HC, que é um dos maiores do Brasil, a Mater, o Hospital Santa Tereza, o Hospital Estadual e agora o Hospital da Criança”, destacou Alckmin. “É um grande ganho para Ribeirão Preto e toda a região”, celebrou.
A obra levou 13 anos para ser concluída. Começou em 2004, parou em 2010 e foi retomada em 2013. Para a implantação do serviço, o governo do Estado investiu R$ 73,4 milhões em obras, equipamentos e mobiliário. As obras garantem um amplo local de atendimento pediátrico, humanizado e de qualidade, em mais de 75 especialidades, como Cardiologia, Nefrologia, Oncologia e Imunologia, entre outras. A estimativa é que o hospital realize mais de oito mil internações, 50 mil consultas e três mil partos, atendendo cerca de 300 pacientes por dia.
No total, são 233 leitos, 72 salas e consultórios, Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, Ambulatório, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, Enfermarias Obstétrica e Pediátrica, além de um Centro Obstétrico, composto por três salas cirúrgicas. A obra permitiu triplicar a capacidade da UTI Cardiológica, que passou a ter 15 leitos altamente especializados. A área física é de aproximadamente 12 mil metros quadrados, com cinco andares.
“Trata-se de um hospital completo, com o que há de mais moderno para atender a população local. Com foco na qualidade, inovação e humanização, a unidade garante atendimento integral aos pacientes infantis e adolescentes, bem como o acolhimento às suas famílias. Com o HC Criança, o governo do Estado reforça seu compromisso de fortalecer e aprimorar cada vez mais a assistência médica aos usuários do Sistema Único de Saúde”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde.
Para reforçar o quadro clínico da unidade, o Estado também autorizou, em maio, a contratação de 195 profissionais para o HC de Ribeirão, 119 deles para atuar especificamente no HC Criança, incluindo médicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros e outros. O hospital é atualmente gerenciado pela USP Ribeirão Preto e fica na avenida Bandeirantes nº 3.900, em Ribeirão Preto.