Tribuna Ribeirão
Cultura

Soprano cantará ‘Menina paulista’

“Menina paulista” é o título da peça composta pelo maestro Rubens Russomanno Ricciardi para interpretação da sopra­no Yuka de Almeida Prado. O poema de Lucília Junqueira de Almeida Prado foi inspirado na obra de Candido Portinari, que ao lado do amigo Cláudio San­toro será homenageado nesta terça-feira, 28 de novembro, às 20h30, em concerto da USP Fi­larmônica, no Theatro Pedro II.

A peça “Menina paulista” será apresentada, pela primeira vez, em Ribeirão Preto – estreou na noite desta segunda-feira (27), no Teatro Municipal de São Carlos. O con­certo “Candido Portinari e a Mú­sica” encerra o ciclo de apresenta­ções de 2017 da USP Filarmônica, orquestra da Universidade de São Paulo (USP). Ricciardi vai dividir a regência com Ricardo Bologna.

Esta apresentação é a 89ª da “Série Concertos USP – The­atro Pedro II” e terá a partici­pação dos solistas Ricardo Bo­logna (marimba), Ed Lemos (acordeão), Sérgio Cerri (flauta), Yuka de Almeida Prado (sopra­no), Carla Portinari (canto com microfone), José Gustavo Julião de Camargo (viola caipira), Je­fferson Bortolucci e Rubens Rus­somanno Ricciardi (piano).

O repertório inclui obras de Antônio Carlos Gomes (1836- 1896), Mozart Camargo Guar­nieri (1907-1993), Zequinha de Abreu (1880-1935), Francisco Mignone (1897-1986), Antonio Passarelli (1889-1967), Jorge Galati (1885-1968), Radamés Gnattali (1906-1988), Claudio Santoro (1909-1989), Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e trata da inspiração mútua entre Porti­nari e os amigos músicos, home­nageados no concerto.

O concerto contará com a presença do filho do artista, João Candido Portinari, e filho do músico Cláudio Santoro, Clau­dio Raffaello Santoro (Raffa San­toro) – ambos, ao lado e Ricciar­di e Tito José Bonagamba, são os idealizadores do evento. A or­questra USP Filarmônica tem 30 integrantes que dominam duas flautas, um oboé, uma clarineta, um fagote, duas trompas, dois trompetes, uma percussão, cinco primeiros violinos, cinco segun­dos violinos, três violas, quatro violoncelos e dois contrabaixos.

O 89º Concerto da USP Fi­larmônica “Candido Portinari e a Música” é uma realização da USP, com apoio da Fundação Dom Pedro II e do Projeto Por­tinari do Rio de Janeiro. Como a entrada é franca, não há impres­são de ingressos e a acomodação nas poltronas é livre. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Ca­bral nº 370, no Quarteirão Pau­lista, no Centro Histórico de Ribeirão Preto. Tem capacidade para receber 1.588 pessoas, mas parte foi interditada no ano pas­sado pelo Corpo de Bombeiros por causa da altura do parapeito – hoje aceita até 1.300 espectado­res. O telefone para mais infor­mações é (16) 3977-8111.

Postagens relacionadas

Festival Caipira traz Moacyr Franco e Fernanda Costa em apresentações gratuitas

Redação 2

Hard Rock abrirá as portas no dia 1º

Redação 1

Salão segue em cartaz na cidade

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com