A abertura do 1ª Encontro de Municípios de São Paulo, que acontece na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em Ribeirão Preto, foi concorrida. Cerca de 400 pessoas participaram nesta segunda-feira, 27 de novembro. O anfitrião Duarte Nogueira Júnior (PSDB) entregou ao ministro do Turismo, Marx Beltrão, o projeto do Trem Turístico da Mogiana, uma iniciativa de Márcio Santiago, presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo e do Brasil, que já tem verba carimbada de R$ 4,8 milhões e prevê a recuperação de linhas, trilhos, estações e das duas marias-fumaça da cidade.
O evento terá continuidade nesta terça-feira (28) com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A iniciativa é uma realização do Consórcio de Municípios da Mogiana (CMM), presidido por Dimar de Brito (PSDB), prefeito de Santa Cruz da Esperança, com apoio dos governos federal e estadual e patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e dos Correios. O evento trouxe para Ribeirão Preto toda a infraestrutura que os prefeitos encontram quando vão à capital paulista ou a Brasília. Além de palestras com ministros e secretários de Estado, conta com estandes de vários setores dos governos federal e estadual para atender aos municípios.
“Este ano tem sido desafiador para todos nós, prefeitos, que assumimos o mandato em meio a um cenário de crise econômica no país. Em Ribeirão Preto, posso afirmar que realizamos grandes conquistas, não só para a cidade, mas para todo aglomerado que compõe a região metropolitana e, como cidade sede, foi necessário planejar ações efetivas para beneficiar os 1,6 milhão de habitantes que nela vivem”, disse Duarte Nogueira, ao dar as boas-vindas.
O ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antônio Imbassahy, ressaltou sobre a parceria entre governo federal e os municípios que tem resultado em grandes conquistas, entre elas o investimento de R$ 88 milhões para ampliação do Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes. Ainda revelou números que comprovam a melhora dos indicadores da economia. “A projeção atual é de crescimento de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2018. A previsão do ministro da fazenda, Henrique Meirelles, é uma redução nas metas de inflação para 2019 (4,25%) e 2020 (4%)”, declarou, ao lado de deputado e líder do governo Michel Temer na Câmara, Baleia Rossi (PMDB/SP).
Deputados estaduais por Ribeirão Preto e vereadores também participaram. Marx Beltrão, ministro de Turismo, apontou investimentos em infraestrutura turística e colocou sua equipe à disposição para esclarecer dúvidas de municípios. “Entre as medidas tomadas para apoiar os municípios, atualizamos o mapa do turismo. São Paulo quase duplicou o número de destinos turísticos”.
O evento disponibiliza estandes dos ministérios de Saúde, Turismo, Cidades, Planejamento, Educação, Fundo Nacional para o Desenvolvimentoda Educação (FNDE), Meio Ambiente, Social e Fundação nacional de Saúde (Funasa) e secretarias estaduais (Habitação, Educação, Social, Casa Civil, Saneamento, Meia Ambiente, Turismo e Agricultura) para atendimento aos prefeitos e secretários municipais.