Tribuna Ribeirão
Turismo

Gastos de estrangeiros crescem 6,69% em outubro

Turistas fotografando o Musel Oscar Niemayer durante passeio da Linha Turismo. As jardineiras como são conhecidos esses ônibus, circulam de terça-feira a domingo nos principais pontos turísticos da cidade. Durante o percurso, passam em frente ao Museu Oscar Niemayer, um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com foco nas artes plásticas, design, arquitetura e urbanismo. Curitiba (PR). Foto: David Rego Jr. *** Local Caption *** *prazo indeterminado

Depois de seis meses de queda, o gasto dos turistas estrangeiros no Brasil apresentou recuperação em outubro. No último mês, os visitantes internacionais deixaram US$ 463 milhões na economia local. O valor é 6,69% maior que o registrado no mesmo mês de 2016. As despesas dos brasileiros em viagens internacionais também cresceram em 15,17% no período, passando de US$ 1,42 bilhão em outubro de 2016 para US$ 1,637 bilhão no mesmo mês deste ano.

No acumulado dos dez primeiros meses, no entanto, a receita do Brasil com o turismo internacional retraiu 5,43%. Em 2016, de janeiro a outubro, o país faturou US$ 5,1 bilhões. O montante caiu para US$ 4,823 no mesmo período este ano. Já as despesas dos brasileiros no exterior saltaram de US$ 11,9 bilhões de janeiro a outubro do último ano para US$ 15,782 bilhões nos dez primeiros meses deste ano, um salto de mais de 32%.

Atualmente, o déficit da balança comercial do turismo está em quase US$11 bilhões. Essa é a diferença entre o que o brasileiro gasta fora do país e o que os estrangeiros deixa na economia doméstica. “Os números revelam que precisamos facilitar a vinda do turista internacional e reforçar a divulgação dos nossos destinos nos mercados doméstico e exterior”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Este ano o Ministério do Turismo divulgou o Brasil + Turismo, um pacote de medidas para aumentar o fluxo turístico e gerar mais emprego no país. Entre as medidas estão a criação do visto eletrônico para quatro países estratégicos – Canadá, EUA, Austrália e Japão – e a modernização de Embratur com aumento no investimento na promoção doméstica e internacional.

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