Na próxima quinta-feira, 30 de novembro, na Sala de Concertos Tulha da USP, o grupo de violoncelos Fratres Cello Ensemble vai interpretar “L’abbé Agathon”, de Arvo Pärt (1935), com a voz da soprano Yuka de Almeida Prado. O concerto será às 20 horas. A peça é tema do trabalho de conclusão de curso do músico Calebe Schützer Lasso, que o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP) abre ao público, com entrada franca.
Calebe integra o Fratres Cello Ensemble, formado em 2016 a partir da união entre os membros da classe do curso de bacharel em violoncelo da USP de Ribeirão Preto. O grupo tem conquistado destaque realizando concertos importantes no interior e na capital de São Paulo. Participou do Festival Música Nova de Ribeirão Preto, do encerramento do Festival Fiato Al Brasile em Faenza, Itália, no começo deste ano, e na abertura da segunda edição deste mesmo festival, em julho, nNo Theatro Pedro II.
A proposta do grupo é divulgar o violoncelo em todo seu potencial, a partir de composições específicas para essa formação e arranjos ou adaptações para a mesma. O trabalho de Lasso teve orientação de André Micheletti, professor do Departamento de Música da USP Ribeirão Preto, doutorado pela Indiana University em violoncelo e violoncelo carroco.
Calebe Schützer Lasso – É músico desde criança. Começou a se dedicar especificamente à música na adolescência, tendo estudado piano e violão. Aos 15 anos, foi estudar violoncelo, instrumento que se dedica integralmente até hoje. Aos 18, ingressou no bacharelado em violoncelo, na USP de Ribeirão Preto, onde hoje estuda com o professor André Micheletti.
Já tocou em orquestras e grupos musicais, dentre eles a USP Filarmônica, a Orquestra Experimental da UFSCar e o Fratres Cello Ensemble. Já participou de diversos festivais de música, tendo aulas com grandes nomes do violoncelo, tais como Fábio Presgrave, Viktor Uzur, Dmitry Kouzov, Helga Winold e Matias de Oliveira Pinto.
Yuka de Almeida Prado – Professora-doutora em Canto, coordenadora do Laboratório de Performance e Ciências do Canto (Lapecc) e membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Laboratório de Ciências da Performance (NAP-Cipem) do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Doutorado e mestrado pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Bacharelado em Canto pela Faculdade de Música Kunitachi e especialista em Canção Japonesa e Francesa pelo Centro de Pesquisa de Canções Japonesas e Francesas em Tóquio, Japão. Trabalhos apresentados em congressos em Portugal, Cingapura, Canadá, Turquia, Áustria e Japão. Apresentações de primeiras audições de compositores brasileiros contemporâneos nos mais importantes teatros do Brasil e nos Estados Unidos, Suíça, Alemanha e Itália. Apresenta-se regularmente com o Ensemble Mentemanuque, USP Filarmônica e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.