Proporcionar o debate sobre os desafios vivenciados pelos municípios, bem como garantir a qualificação de gestores, a troca de experiências e possíveis soluções é o objetivo do 1ª Encontro de Municípios de São Paulo, que acontece no início da semana que vem, na segunda (27) e na terça-feira, 28 de novembro, na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em Ribeirão Preto.
A expectativa é reunir representantes de cidades de todas as regiões do Estado – somente a Região Metropolitana (RMRP) tem 34 municípios, mas o número de participantes deve passar de 150.
O evento trará para Ribeirão Preto toda a infraestrutura que os prefeitos encontram quando vão à capital paulista ou a Brasília. Além de palestras com ministros e secretários de Estado e a participação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), terá estandes de vários setores dos governos federal e estadual para atender aos municípios.
A iniciativa é uma realização do Consórcio de Municípios da Mogiana (CMM), com apoio dos governos federal e estadual e patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e dos Correios. Nos dois dias de encontro serão apresentadas ferramentas para garantir melhorias no funcionamento dos serviços prestados à população pela administração pública, melhores caminhos na busca de recursos públicos e instruções diversas pelos órgãos envolvidos.
Prefeitos, vereadores, gestores e funcionários públicos poderão expor seus conhecimentos frente ao governo municipal, trocar opiniões e absorver novos conceitos expostos nos painéis que trarão temas como saúde, habitação, agronegócio, meio ambiente, entre outros. O CMM é comandado pelo prefeito de Santa Cruz da Esperança, Dimar de Brito (PSDB), e será realizado das nove às 18 horas, na Faap, na avenida Independência nº 3.670, Alto da Boa Vista, Zona Sul. O anfitrião será Duarte Nogueira Júnior (PSDB), de Ribeirão Preto, presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMRP.
“O encontro proporcionará às prefeituras contato direto com o governo federal e do Estado, por meio de seus ministérios e secretarias, ou seja, atendimentos que estariam disponíveis somente em Brasília e São Paulo, em um único local, com completa logística. Garantindo conhecimento, inovação e eficiência, os municípios se mostram mais fortes perante à instabilidade vivenciada no atual momento”, destaca Dimar de Brito.
Segundo o secretário-executivo do CMM, Edson Ávalos, o encontro reunirá chefes do Executivo de várias das 645 cidades paulistas, deputados estaduais e federais e vereadores, além de técnicos dos ministérios da Saúde, Turismo, das Cidades, Planejamento, Educação, Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Estado trará representantes das secretarias de Habitação, Educação, Desenvolvimento Social, e Saneamento, Casa Civil, Meio Ambiente, Turismo e Agricultura. Alckmin vai participar do evento na manhã de terça-feira, quando receberá o diploma de presidente de honra do CMM e o título de honra ao mérito. Também estão confirmadas palestras dos ministros Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo da Presidência da República, pivô de polêmica e que quase deixou o cargo na semana passada) e Marx Beltrão (Turismo), além do presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Sidney Beraldo.
O líder do governo Michel Temer na Câmara, deputado Baleia Rossi (PMDB-SP), a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), os secretários de Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, da Habitação, Rodrigo Garcia, e do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Demerval Prado Júnior, e o diretor da Faap, Dácio Campos, também garantiram presença. Vários prefeitos da região também confirmaram participação. As inscrições podem ser feitas no site www.cmm.sp.gov.br, onde também consta a programação completa.