Entre esta quinta-feira, 23 de novembro, e domingo (26), acontece a primeira edição de “A Cerâmica Mostra de Teatro”, festival com programação gratuita de artes cênicas. As apresentações acontecem no Centro Cultural Cerâmica São Luiz, na rua Municipal nº 32, Vila Tibério, na Zona Oeste, com acesso pelo hipermercado da Via Norte. O evento é organizado de forma independente pelos grupos teatrais que são sediados no espaço. A programação conta com espetáculos adultos e infantis, além de um sarau onde artistas da cidade podem se inscrever para participar.
A abertura da mostra acontece nesta quinta-feira 923), às 20 horas, com o espetáculo “As Inigualáveis descendo do salto”, do grupo As Inigualáveis Irmãs Cola. Duas mulheres malabaristas no topo de seus saltos agulha armam a lona em que são criadoras e protagonistas dos números. Pés firmes no chão, as Inigualáveis Irmãs Cola seguem em busca do número de suas vidas. Mas quais serão as surpresas quando os pés escorregarem pelo salto e revelarem as angústias e alentos de ser uma mulher? Aliviar os calcanhares e refletir suas imagens.
Já na sexta-feira, dia 24, às 20 horas, a Cia Boccaccione apresenta o clássico “A vida é sonho”, de Calderón de La Barca, escrito em 1635 e adaptado para os dias atuais. Através da trajetória de Segismundo, o público caminha com a obra enquanto recebe pistas sobre a condição humana. Um rei acredita no infortúnio de que seu filho causaria desgraças a sua pátria desde seu nascimento e opta por trancafiar o príncipe em uma torre e dá-lo por morto. Vinte anos depois, repensando seu ato, declara ao povo que seu sucessor está vivo e que receberá a chance de experimentar o mundo civilizatório e seu topo sociopolítico.
No sábado, dia 25, às dez horas, a criançada e toda família poderão se divertir com o espetáculo “Quem nunca viu o mar?” da Cia. Teatro de Riscos. De dentro de uma cabana é narrada a história de Maria Poeirinha, uma menina que sonhava em ver o mar. O seu sonho era tão grande que quando se deu conta, já havia sido beijada por ele. Surpresas surgem da cabana, junto com relatos que levam publico e artistas para um mundo imagético mergulhado de ondas e palavras. Também no sábado, a partir das 16h, tem início o Sarau da Cerâmica. A programação conta com apresentações de até 10 minutos das mais variadas linguagens como música, teatro, poesia, artes plásticas e mais. Artistas interessados podem se inscrever no local do evento para participar da programação.
O encerramento de “A Cerâmica Mostra Teatro” fica por conta do Grupo Teatral Ditirambo com o espetáculo infantil “Mais vale um não na mão do que um sim achado no chão”. Após uma misteriosa epidemia entre os moradores numa cidade distante, o único professor do local cria um grupo de expedição para além das montanhas em busca dos antigos conhecimentos dos grandes mestres que lá vivem. Antes de partir, resolve visitar uma aluna que não aparecia na escola há algum tempo. Chegando lá, descobre que a mãe da garota também foi afetada pela epidemia. A garota muito corajosa acaba convencendo o professor a levá-la pela expedição. E assim, começa a aventura da garota: diz sim e a também a que diz não.