Tribuna Ribeirão
Política

Prefeitura busca parceiros para manutenção de praças

O prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB) baixou o decreto nº 313, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira, 23 de novembro, que regulamen­ta a celebração de parcerias entre a administração e entida­des privadas ou de associações da sociedade civil organizada com o objetivo de implantar, conservar e recuperar áreas verdes, parques, praças públi­cas, jardins e canteiros centrais de avenidas de Ribeirão Preto.

O decreto define como en­tidades da iniciativa privada pessoas jurídicas de direito pri­vado que atuem no ramo em­presarial, industrial, comercial ou de prestação de serviços, tais como empresários individuais, sociedades empresariais, so­ciedades simples e sociedades cooperativas. Já entidades da sociedade civil organizada são definidas pelo decreto como associações de moradores, so­ciedades de amigos de bairros, centros comunitários, clubes de serviços, organizações re­ligiosas, clubes de recreação, culturais, esportivos, de interes­se social e ambiental, de classe e sindicatos. O decreto proíbe parcerias com pessoas jurídicas cujos objetos sociais estejam relacionados exclusivamente à produção e/ou comercialização de cigarros e bebidas alcoólicas.

No caso especifico de im­plantação de áreas verdes, a parceria prevista no decreto visa urbanização/revitalização de acordo com o projeto elaborado pela Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU) ou por ela apro­vado; construção dos diversos equipamentos esportivos ou de lazer em áreas públicas ou de esportes, de acordo com o pro­jeto elaborado pela CLU ou por ela aprovado; conservação e ma­nutenção da área objeto da par­ceria e do mobiliário, tais como: reforma, substituição e limpeza do mobiliário urbano existente (bancos, postes, passeios, core­tos, academias ao ar livre, entre outros); e ajardinamento, con­forme prescrição da CLU.

As placas alusivas à parceria com o Executivo devem obede­cer alguns parâmetros No caso de passeios e calçamentos, será permitida a colocação de anún­cios de parceria no piso de for­ma horizontal, diferentemente das placas elevadas do solo de forma vertical, desde que seja garantida a acessibilidade e a segurança dos pedestres e não interfira ou confunda na sinali­zação de trânsito.

Os interessados em partici­par do programa de parceria deverão protocolar solicita­ção indicando a área públi­ca de seu interesse, ilustrada com croqui, perante a Secreta­ria Municipal da Administra­ção/Coordenadoria de Limpe­za Urbana (CLU).

Em agosto, o engenheiro agrônomo Carlos Henrique Alonso Toldo, da CLU, em res­posta a ofício encaminhado em julho pelo vereador Fabiano Guimarães (DEM), informou que com o contrato de terceiri­zação dos serviços vencido em junho de 2016, e com uma única equipe de servidores de carreira, a Coordenadoria de Limpeza Urbana da Divisão de Praças e Parques Públicos não tem con­dições de realizar de forma ade­quada a roçada e a poda da gra­ma nas 209 praças urbanizadas de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Guarda terá patrulha em defesa da mulher

Redação 1

Vetada a ‘transparência’ da passagem de ônibus

Redação 1

Lei no Brasil atingia apenas as pessoas mais simples, diz Barroso nos EUA

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com