Uma chuva de granizo causou estragos, interdições e causou cortes no fornecimento de energia elétrica em Ribeirão Preto na tarde desta quinta-feira, 16 de novembro. Na Zona Norte, uma árvore de grande porte caiu sobre um carro em movimento na avenida Alceu Paiva Arantes, no Parque das Andorinhas. Ninguém ficou ferido, mas a via precisou ser interditada para a remoção dos galhos.
De acordo com informações da CPFL Paulista, três mil casas tiveram as transmissões cortadas devido à queda de uma seringueira que derrubou um poste e a fiação no Parque das Andorinhas. Para 2,2 mil imóveis, o problema foi resolvido, mas a normalização dos demais 800 dependia da troca do poste, que poderia demorar até seis horas.
Nesta quinta-feira (16), a Defesa Civil do Estado de São Paulo passou a enviar alertas, por meio de SMS, mensagem de texto no celular, sobre riscos de desastres naturais. De acordo com o governo, a medida vai ajudar a salvar vidas em casos de chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos causados por eventos meteorológicos.
Para receber a notificação, usuários de telefones móveis precisam cadastrar o CEP pelo número 40199 e receber a confirmação. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.
Segundo informações da Defesa Civil do Estado, os alertas serão curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco. A qualquer momento, a população pode buscar informações detalhadas no site da Defesa Civil estadual (www defesacivil.sp.gov.br), incluindo orientações sobre o que fazer em cada situação de risco.