O trecho da Via Anhanguera (SP-330) entre Santa Rita do Passa Quatro e Ribeirão Preto, administrado pela Autovias, conquistou a quarta colocação na 21ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, realizada pela Confederação Nacional dos Transportes. Os principais pontos avaliados foram qualidade do pavimento, sinalização, geometria e infraestrutura de apoio, como existência de bases operacionais e postos de serviços.
Um dos mais importantes corredores comerciais e industriais do país, responsável pela ligação da capital paulista a Minas Gerais, a Anhanguera recebeu grandes investimentos da Autovias desde que a empresa – controlada pela Arteris e integrante do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo – assumiu sua administração, em 1998.
Foram sete passarelas para pedestres entre os quilômetros 291, em Cravinhos, e 316, em Ribeirão Preto, além de remodelações e implantações de dispositivos de acesso, retorno e transposição. Também são promovidas intervenções constantes de pavimento, garantindo segurança e trafegabilidade. Até o fim de seu contrato, a Autovias investirá R$ 2,142 milhões ao longo do trecho de 316,5 quilômetros sob sua administração.
O maior trevo do Brasil – Ribeirão Preto possui o maior trevo de entroncamento viário do Brasil, chamado “Waldo Adalberto da Silveira”, o popular “Trevão”. A obra, conduzida pelas concessionárias Autovias e Vianorte e entregue um ano antes do prazo acordado junto à Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), eliminou a problemática interseção de tráfego que havia no local por conta da interligação irregular das rodovias Anhanguera, Abrão Assed (SP-333), Prefeito Antônio Duarte Nogueira (Contorno Sul do Anel Viário de Ribeirão Preto – SP-322) e da avenida Presidente Castelo Branco.
Com quase 12 quilômetros de extensão, o complexo recebeu investimento de R$ 120 milhões e conta com oito viadutos, 20 alças de acesso e retorno e uma passarela para pedestres com 450 metros de extensão. “O ‘Trevão de Ribeirão Preto’, como é conhecido, sem dúvida é um dos projetos mais arrojados já desenvolvidos em engenharia de tráfego no Brasil. As grandes entregas realizadas pela Autovias ao longo de quase 20 anos reforçam o compromisso da Arteris com o desenvolvimento sustentável da economia das regiões onde atua, o que está expresso em nossa boa colocação na Pesquisa CNT”, afirma Olga Cotrim, diretora-superintendente da concessionária.
Além dos 78 quilômetros de Anhanguera sob administração da Autovias, também figuram entre os 20 melhores trechos do país as rodovias Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), entre Ribeirão Preto e Araraquara, Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), entre Rincão e São Carlos, Cândido Portinari (SP-334), que liga Ribeirão Preto a Franca, e Engenheiro Ronan Rocha (SP-345), entre Franca e Itirapuã – todas na 12ª colocação. Dessa forma, a totalidade do sistema concedido à empresa consta entre as 20 melhores rodovias do país.