Tribuna Ribeirão
Geral

Ação retira nove das ruas de RP

Entidades do terceiro setor de Ribeirão Preto uniram esfor­ços com a Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) neste domingo, 5 de novem­bro, e realizaram a maior ação social já promovida na cida­de com o intuito de dar uma oportunidade àqueles que de­sejam retomar a vida e deixar de ser um sem-teto.

Intitulada Ação Social Semas “Tamo Junto”, a campanha coor­denada pelo projeto Mudando Vidas transformou o cenário da praça Francisco Schmidt, na avenida Jerônimo Gonçalves, ao lado da UBDS Central, que nos últimos anos tornou-se local de moradia de dezenas de morado­res de rua e “cracolândia”.

Trinta mesas com cadeiras foram espalhadas pela praça, en­quanto moradores de rua com­partilhavam serviços oferecidos por voluntários, desde orientação jurídica a palestras relacionadas à saúde. Até o descarte de lixo foi discutido, uma vez que todos os dias são distribuídos dezenas de marmitex na praça e as emba­lagens descartáveis precisam ser acondicionadas em sacos de lixo.

No final da manhã, os mo­radores de rua almoçaram nas mesas espalhadas pela praça. O cardápio do dia foi arroz, feijão, carne moída e legumes, com frutas de sobremesa. O respon­sável pelo Mudando Vidas, Ri­cardo Tostes, comemorou um recorde –nove moradores de rua aceitaram a proposta de abrir mão do uso de álcool e ou subs­tâncias entorpecentes, em troca do acolhimento na casa mantida pela entidade no Jardim Paiva.

Foram acolhidos na casa abrigo uma mulher e oito ho­mens – um deles, aos 65 anos de idade, vivia nas ruas havia 30 anos. Geralmente os acolhidos permanecem no local algumas semanas, enquanto aguardam o surgimento de vagas nas comu­nidades terapêuticas (para desin­toxicação e reabilitação).

“Foi um recorde. Em nossa última ação, tínhamos convencido quatro pessoas a deixar a condição de morador de rua. Desta feita, nove pessoas aceitaram o desafio de recomeçar a vida”, comemora Paula Domenichelli, da ONG Re­solvi Mudar, que fornece refeições a quem vive nas ruas. Segundo ela, apenas no domingo foram distri­buídos 370 marmitex – normal­mente, a cada primeiro domingo do mês a organização entrega 250.

Durante a ação solidária, as pessoas em situação de rua tive­ram a oportunidade de conversar com assistentes sociais, receber mensagens bíblicas, ganhar livros, esclarecer dúvidas com um médi­co, cortar o cabelo e fazer a barba.

Além de dezenas de volun­tários das ONGs participantes, o evento contou com as presenças do vice-prefeito e secretário muni­cipal da Assistência Social, Carlos Cesar Barboza, e da primeira­-dama Samanta Pineda. Além da Semas e do Fundo Social de Solidariedade, a atividade con­tou com mais de 20 apoiadores, dentre eles órgãos da prefeitura como Departamento de Água e Esgoto (Daerp), Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Participaram da iniciativa Sim­plesmente Amor, Anjos da Cida­de, Resolvi Mudar, Dr. CãoPaixão, Grupo Excluidos, Instituto Trans­formar, Amor Exigente, Pastoral da Sobriedade, Missão Nariz, Rotary Club Oeste, Musiqueiros, Grupo Ideal, Comunidades Te­rapêuticas, dentistas e psicólogos voluntários. A organização este­ve a cargo do projeto Mudando Vidas, dirigido pelo casal Ana Paula e Ricardo Tostes.

O Instituto Limites, que realiza a abordagem diária destas pessoas, esteve junto com toda a equipe da Semas fazendo o trabalho de reco­nhecimento de quem são os mo­radores de rua hoje em Ribeirão Preto. A cidade tem atualmente mais de mil pessoas em situação de rua, conforme dados de serviço de abordagem especializado.

Postagens relacionadas

Vendas recuam e locações de imóveis crescem na região

William Teodoro

Serasa faz mutirão de renegociação de dívidas de universitários

Redação 2

Igreja ‘Grande Templo’ na Via Norte tem pré inauguração

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com