O Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto estará aberto normalmente neste final de semana – sábado (4) e domingo, 5 de novembro. A prefeitura de Ribeirão Preto não foi notificada sobre a decisão judicial que interditou o Morro do São Bento e proíbe o acesso do público e a vários espaços culturais, de esportes e lazer por causa do risco de incênio na área de proteção ambiental e da falta dos Autos de Vistoria do Corpo dos Bombeiros (AVCBs).
Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), como o Setor de Protocolo Geral, onde deve chegar a notificação judicial, não funcionou nesta sexta-feira, dia 3 (ponto facultativo), o zoológico abrirá normalmentea. O Parque do Morro São Bento foi interditado com base em sentença emitida pela juíza Roberta Steindorff Malheiros Melluso, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, que concedeu liminar ao Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) e à Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo.
Serão proibidas visitas da população ao Bosque e Zoológico Fábio Barreto, ao Santuário de Sete Capelas, ao Teatro de Arena Jaime Zeiger, ao Complexo Esportivo Elba de Pádua Lima – Tim (Cava do Bosque) e às secretarias da Educação, Administração, Planejamento e Gestão Pública e da Cultura. O Teatro Municipal tem o alvará dos bombeiros e não entrou na lista. Apenas os funcionários podem acessar os locais, mas o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto (SSM/RP) entrou com uma ação nesta quarta-feira solicitando a extensão da decisão ao funcionalismo. Se a prefeitura não conseguir derrubar a liminar até a data da notificação, terá de interditar equipamentos como o Ginásio Gavino Virdes, na Cava do Bosque.
O zoo do Bosque de Ribeirão Preto tem 830 animais de 140 espécies. São 250.880 metros quadrados que compõem o complexo. Conta com aves, peixes, mamíferos e répteis, além do Jardim Japonês e do Mirante. Entre suas principais atrações destacam-se antas, onças pintadas, macacos, ursos, serpentes, entre outras espécies. Fica na rua Liberdade s/nº, nos Campos Eliseos, e abre à visitação pública de quarta-feira a domingo, das nove às 17 horas.Mais informações nos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.