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Obras devem ter início em um mês

O governador Geraldo Alck­min (PSDB) e representantes da concessionária ViaPaulista assi­naram nesta segunda-feira, 23 de outubro, o contrato de concessão do lote Rodovias dos Calçados, que engloba trechos de dez es­tradas no eixo Itaporanga-Fran­ca. A malha atravessa 35 municí­pios das regiões de Bauru, Franca, Itapeva, Ribeirão Preto, Sorocaba e Central. Criada pela Arteris, a ViaPaulista irá operar 720 quilô­metros de rodovias paulista nos próximos 30 anos, dos quais 275 quilômetros terão de ser duplica­dos. O grupo apresentou o maior ágio já ofertado para concessão de rodovias no país: 438,17%.

O contrato prevê investimen­tos de R$ 5 bilhões durante o prazo da concessão, sendo que R$ 3,25 bilhões devem ser con­cluídos nos primeiros dez anos. Do total, R$ 1 bilhão será desti­nado às obras principais de am­pliação da malha rodoviária. Há ainda R$ 2,4 bilhões referentes à restauração e conservação, além de recursos para implantação de equipamentos e sistemas e ou­tras melhorias nas pistas.

A ViaPaulista deve iniciar as obras nas rodovias 30 dias após a assinatura e transferência de controle da primeira parte do lote, que hoje está sob responsabilida­de do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP). O controle da segunda parte da malha será transferido para a concessionária com término do contrato com a Autovias (também do grupo Arte­ris) em setembro de 2018.

No primeiro ano de contrato, estão previstos investimentos de mais de R$ 443 milhões no trecho. Destes, R$ 147 milhões são referentes ao Programa Intensivo Inicial (PII), que inclui obras emergenciais no pavi­mento, sinalização e área de do­mínio da rodovia para adequar o trecho aos parâmetros do Pro­grama de Concessões Rodoviá­rias do Estado de São Paulo.

Todas as obras do PII têm de estar finalizadas em um ano, – somente com o término do pro­grama a concessionária poderá iniciar a cobrança de pedágio. O contrato de concessão prevê desconto de 5% na tarifa para veículos que utilizem o pedágio automático, além da possibili­dade de adoção de tarifas fle­xíveis, com preços menores nos horários de menor demanda de tráfego, por exemplo.

Em nota, a Artesp informa que o governo do Estado de São Paulo recebeu em 10 de outubro a primeira parcela da outorga da concessão do lote, com valor de pouco mais de R$ 1,2 bilhão. A agência reguladora destaca ainda o ágio de 438,17% oferecido pela vencedora do certame sobre o lance mínimo de R$ 225,4 milhões, o maior já ofertado para uma concessão de rodovia no País.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira Júnior (PSDB), participou do evento no Palácio dos Bandeirantes e falou dos in­vestimentos que serão feitos em melhorias, incluindo obras na re­gião, com redução em tarifas em várias praças de pedágio. “A boa notícia também é a redução do preço do pedágio entre 11% e 26% em nossa região e nenhuma pra­ça de pedágio será instalada com as novas obras”. A expectativa é gerar 2.800 empregos.

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