Tribuna Ribeirão
Cultura

Festival Música Nova volta a RP

Em sua 51ª edição, o Festival Música Nova “Gilberto Men­des” (FMN) será realizado em Ribeirão Preto nesta semana, entre segunda (23) e sexta­-feira, 27 de outubro, com pro­gramação totalmente gratuita. O evento terá como palcos o Sala de Concertos da Tulha, no campus da Universidade de São Paulo (USP), e no Theatro Pedro II, no Centro Histórico.

Neste ano, o FMN apresenta em sua programação a execução de diversas peças de composito­res consagrados e também es­treias mundiais, como é tradição do evento, além de uma inova­dora parceria com a Academia Livre de Música e Artes (Alma), dedicada à divulgação da música nova para jovens.

A Alma participará do fes­tival com sua Orquestra Jovem Acadêmica, na quinta-feira (26), e também encenará a ópera “Judas em Sábado de Aleluia – uma opereta bem brasileira ou o caЯáter nacional”, na quarta­-feira (25), no Theatro Pedro II, às 20 horas. É a primeira vez, em 50 anos, que o FMN recebe uma ópera contemporânea.

O Música Nova é o maior e mais duradouro festival de mú­sica contemporânea da América Latina e em 2017 vai homenagear o professor, fomentador artístico e influenciador Olivier Toni, que morreu em março. Ele também foi grande colaborador do Depar­tamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), que re­aliza o evento desde 2012.

A programação gratuita ga­rante a acessibilidade do público às salas de concerto e ao Theatro Pedro II, patrimônio cultural de Ribeirão Preto. Não é necessária a retirada de ingressos. A progra­mação completa está disponível no site http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/fmn.html do Núcleo de Pesquisa do Departamento de Música. Mais informações pelo te­lefone (16) 3315-0000.

O festival é uma realização da Faculdade de Filosofia, Ciên­cias e Letras da USP de Ribeirão Preto, por meio do Departamento de Música, tendo como responsá­vel, o professor e maestro Rubens Russomanno Ricciardi, com di­reção artística de Lucas Eduardo da Silva Galon e assistente da direção artística, José Gustavo Julião de Camargo, com apoio da Secretaria Municipal da Edu­cação de Ribeirão Preto e Alma.

“Judas em Sábado de Ale­luia” – A obra foi desenvolvida por Lucas Galon (diretor artísti­co e pedagógico da Alma) e José Gustavo Julião de Camargo, com libreto de José Maurício Cagno (coordenador teatral da acade­mia), adaptado do texto origi­nal de Martins Pena, escrito em meados do século XIX, mas que supera a extensão histórica, com retratos atuais da sociedade.

Em apenas um ato e em um único espaço cênico – a sala da casa de Cabo Pimenta, Maricota e Chiquinha –, com uma trama aparentemente simples, a opera propõe um jogo genial: colocar o espectador no lugar de Judas para descobrir quem, na verdade, é o traidor na história. Assim, o soldado Faustino, que foge de seu terrível capitão por não querer en­trar em um esquema de propinas e que pensa ser o único afeto de sua namorada Maricota, travestindo­-se de Judas, descobre que todos traem, nesta trama tradicional cheia de truques e traquinagens a que estamos tão acostumados.

Os esquemas de corrupção na Guarda Nacional; o dinheiro falso derramado no mercado; a namoradeira que a todos namo­ra e a todos engana desfila diante dos olhos cada vez mais arrega­lados de um Judas agora juiz de todos. A ópera “Judas em Sábado de Aleluia – uma opereta bem brasileira ou o caЯáter nacional” é uma realização da Academia Livre de Música e Artes e governo de São Paulo, por meio da Secreta­ria da Cultura, via lei de incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAC), com patrocínios da Usina Alta Mogiana, Ambient, Santa Helena, Madeiranit, Cultu­ra Inglesa, Interunion, Toninho, Tereos, Usina Vertente e apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Academia premia os melhores de 2018

Redação 1

Crítica dos EUA consagra ‘Roma’

Redação 1

Espetáculo Reciclown Circus é atração no Teatro Municipal

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com