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Transerp disciplina pontos de parada

O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) anunciou nessa se­gunda-feira, 9 de outubro, durante reunião no Palácio Rio Branco, a regulamentação do transporte suburbano em Ribeirão Preto. O principal objetivo é garantir maior segurança aos passageiros e evitar a atuação de clandestinos com a definição de pontos de parada de ônibus. A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) estudava a possibilidade de obrigar o embarque e o desembarque de passageiros de cidades do entorno apenas na rodoviária.

Prefeitos, vereadores, empre­gadas domésticas, porteiros, segu­ranças e várias pessoas que moram em cidades da microrregião, mas trabalham em Ribeirão Preto e de­pendem do transporte intermuni­cipal, estavam preocupados com a alteração que faria os usuários gas­tarem mais com condução. Agora, a atual gestão assumiu o compro­misso de permitir o embarque e o desembarque em locais que ainda serão definidos.

Também participaram do encontro de ontem o superinten­dente da Transerp, Antonio Car­los de Oliveira Júnior, os prefeitos Mituo Takahashi (PPS, Barrinha), o “Katiá”, Alan Francisco Ferracini (PTB, Dumont), Silvio Martins (PTB, Pradópolis) e Francisco Dias Mançano Júnior (PSDB, Guariba), além de vereadores da região, diretores do Consórcio PróUrbano e das viações Rápido D’Oeste, Petitto e São Bento.

Nogueira afirmou que após diversas reuniões com os órgãos interessados, a administração chegou a um senso comum a fim de evitar qualquer transtorno. “Vamos criar os itinerários que vão do Terminal Rodoviário ao terminal do RibeirãoShopping. Um dos principais objetivos des­ta medida é coibir a atuação do transporte clandestino no nosso município e, ao mesmo tempo, dar mais segurança ao transpor­te público”, destacou.

O objetivo maior da regula­mentação é definir os locais de pareda dos ônibus suburbanos, garantindo uma maior segurança aos usuários e uma fiscalização mais eficiente por parte da Tran­serp. Com esta situação regulariza­da, não há necessidade de comprar outra passagem quando estes pas­sageiros chegam a Ribeirão Preto.

Os usuários do transporte suburbano que vêm de cidades como Barrinha, Pradópolis, Gua­riba ou de Dumont não vão pre­cisar sofrer o transtorno que estava previsto – cerca de três mil pessoas dessas cidades usam o transporte suburbano diariamente. “Estamos aqui apresentando uma solução. A solução que foi construída, para que não haja nenhum prejuízo para as pessoas que moram nestas cidades da região”, salientou o che­fe do Executivo de Ribeirão Preto.

Nogueira ainda afirmou que o município conta atualmente com regulamentações da década de 1990, no qual estão ultrapassadas conforme as atuais condições da mobilidade urbana local. “Diante de tal situação, avaliamos todas as questões necessárias para que as empresas que prestam o serviço de transporte suburbano na nossa cidade realizem um atendimento formal e, ao mesmo tempo, ofe­reça mais segurança aos usuários.”

O superintendente da Tran­serp reforça que as pessoas vão descer nos terminais que já ope­ram com o transporte suburbano, no entanto, terão a partir das pró­ximas semanas uma regularidade quanto ao serviço prestado. “Este trabalho, antes, era realizado de modo informal. Tivemos que ter um tempo para que as empresas chegassem a um entendimento técnico e estável”, completou.

Assim que os novos horários destes itinerários forem definidos por parte da Transerp, PróUrbano e empresas que prestam o serviço suburbano de transporte, a admi­nistração divulgará no Diário Ofi­cial um decreto que regulamenta a atuação desta modalidade de transporte na cidade. A previsão é de que nas próximas semanas o decreto já esteja publicado.

Logo após o decreto ser pu­blicado, a Transerp promoverá o trabalho de fiscalização desta re­gulamentação, principalmente, no sentido de proibir a circulação de transporte irregular em Ribeirão Preto. Segundo o diretor de Trans­porte da Transerp, Anísio Elias Silva, em Ribeirão Preto, na malha viária local tem se registrado ocor­rências em que veículos sem a au­torização necessária circulem pela cidade prejudicando a segurança e a fluidez do trânsito.

“Em alguns casos, temos veri­ficado, inclusive, casos em que veí­culos circulam com a porta aberta. Na maioria das vezes, a intenção desta prática é para garantir a facili­dade do desembarque e embarque dos usuários. Tal ação pode oca­sionar acidentes graves”, alertou. A orientação da Transerp é para que a população utilize veículos regulamentados devido à segu­rança oferecida, pois o mesmo conta com manutenção e fisca­lização regular, e os motoristas devem ter o curso de transporte coletivo de passageiros.

Desde a década de 1990 que empresas de ônibus que fazem o transporte de passageiros da mi­crorregião para Ribeirão Preto pedem autorização à Prefeitura para poder embarcar e desembar­car passageiros em outros locais que não o destino final, a estação rodoviária. Na época, o extinto Departamento de Serviços de Trânsito (DST) chegou a emitir três autorizações (1991, 1994 e 1996). Desde então, porém, foi criada a Agência Reguladora dos Transportes no Estado de São Paulo (Artesp), as regras muda­ram e as normas do transporte suburbano nunca foram atuali­zadas, o que será feito agora.

Em princípio, a Artesp exige que o transporte suburbano cum­pra as mesmas regras estabelecidas para o transporte intermunicipal, o que significa que os ônibus devem ir da estação rodoviária da cidade de origem até a estação rodoviária de Ribeirão Preto. A Transerp concorda, porém, que não faz sentido um funcionário de um centro de compras, residente em um município da região, passar de ônibus defronte ao seu local de trabalho, não poder desem­barcar e ter de seguir até a esta­ção rodoviária e, de lá, apanhar um ônibus para voltar ao local onde tinha passado pouco antes.

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