Tribuna Ribeirão
Artigos

‘Educação é a própria vida’

Aproximam-se o Dia das Crianças e o Dia do Professor, celebrados em 12 e 15 de outubro, respectivamente. Como secretária da Educação de Ribeirão Preto, devo render homenagens a essas duas figuras que são, sem dúvida alguma, a razão de ser da rede municipal de ensino.

Lado a lado, crianças e professores seguem o caminho do aprendizado e constroem, juntos, os processos de transformar e transformar-se a partir do conhecimento. Seguem admiráveis em sua capacidade de aprender, de ensinar, de despertar afeto e construir vínculos.

Quem não teve em sua história de vida a presença marcante de um professor? Quem não é capaz de enxergar em uma criança a esperança e a fé no mundo renovadas?

Justamente, por isso, implementamos um novo modelo de gestão na Secretaria Municipal da Educação, um novo modo de agir que coloca a escola, o professor e o aluno em primeiro plano.

Desde o início do ano, pautamos o trabalho da Secretaria da Educação na valorização do aluno e do professor, priorizando a qualidade do ensino municipal, a recuperação da estrutura pedagógica das escolas e a promoção da gestão democrática.

Como forma de manifestar nosso compromisso com alunos e professores e, simbolica­mente, homenagear os mais de 47 mil estudantes e 3,2 mil docentes da rede municipal prepa­ramos, para o mês de outubro, uma programação especial e comemorativa.

No dia 3, oferecemos um café da manhã a 15 professores na Secretaria da Educação. O gru­po foi recebido com uma apresentação dedicada pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP, e numa conversa bastante próxima e produtiva expôs seus pontos de vista sobre a educação municipal.

No dia 4, levamos apresentações circenses à EMEI Dr. José Carlos Sobral, envolvendo alu­nos e professores num ambiente de alegria, arte, fantasia e descontração.

No dia 24 de outubro, promoveremos outra homenagem aos professores, desta vez no Theatro Pedro II, com uma apresentação da Orquestra Filarmônica USP/RP, sob a regência do maestro Rubens Ricciardi.

No dia 30 de outubro, também no Theatro Pedro II, ofereceremos aos professores a pales­tra “Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil”, ministrada pela pedagoga Regina Shudo.

Não apenas com estas atividades, mas, com a nova proposta de gestão da Secretaria da Educação e da rede municipal de ensino, reiteramos nosso respeito e admiração pelos profes­sores e nossa reponsabilidade frente ao ensino oferecido aos alunos.

Deixo aqui uma reflexão do filósofo e educador norte-americano John Dewey, que muito diz sobre a importância do trabalho realizado diariamente nas escolas. “A educação é um pro­cesso social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”.

Postagens relacionadas

Pense em mim, chore por mim… não liga pra eles 

Redação 2

Música caipira e sátira política de Alvarenga e Ranchinho 

Redação 2

A fritura pública de Joaquim Levy

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com