Outubro é o mês da Bandalheira do Bem. O coletivo de artistas e voluntários de Ribeirão Preto leva seu cardápio de oficinas de música, circo, dança de rua e muito mais para a Cerâmica São Luiz neste sábado, dia 7, a partir das 9h. Toda a programação, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, é gratuita. Na próxima semana, haverá apresentações também no Centro Cultural Quintino 2, no CEU das Artes e na Vila Tecnológica.
A iniciativa é de um grupo de artistas e voluntários da cidade que montou o projeto para oferecer arte e diversão para crianças e adolescentes, principalmente. Mas, todos são bem-vindos ao espetáculo, que dura de três a quatro horas. Por todos os espaços que já passou, o Bandalheira do Bem reuniu centenas de pessoas e espalhou muita alegria e arte. Aprovado no Programa de Ação Cultural (ProAC), o projeto tem a participação de músicos profissionais e de artistas de circo, teatro e dança.
As oficinas de música serão ministradas por músicos/professores experientes, sempre com inscrições gratuitas. Para os iniciantes, as oficinas oferecem noções básicas através de dinâmicas de grupo e audição do som de vários instrumentos. Para os mais avançados, haverá aulas de aprimoramento em violão, flauta e percussão. Além das oficinas, o público poderá curtir, tocar junto e aplaudir a Banda Bandalheira, formada por músicos profissionais que se apresentam rotineiramente em teatros e bares de Ribeirão e região.
O espetáculo é uma excelente oportunidade para crianças e adolescentes tocarem aquele instrumento tão sonhado, ouvir boa música, aprender uns truques do circo e passos de dança de rua e interagir com artistas como Dimi Zumquê, Alexandre Snoop, Alessandra Freire, Marcio Bah, Mamute, Eder Bortolato, Tales Gonzlaes, Michael Toro, Chico Curi, Erick Ferreira e Michel Miranda.
Sem falar na participação eventual da revelação musical Luisa Farias, uma voluntária de apenas 14 anos, que canta e encanta a todos no Bandalheira. No final do programa, as crianças recebem pipoca e refrigerantes. O projeto Bandalheira do Bem é uma realização do governo de São Paulo, Secretaria da Cultura e Zumquê Produções.