As compras de presentes no Dia das Crianças, celebrado na próxima quinta-feira, 12 de outubro, devem ser pressionadas pelos preços elevados dos produtos e pela contenção de gastos das famílias, aponta pesquisa da Boa Vista SCPC. Entre 1.100 pessoas consultadas no País, 57% informaram que pretendem gastar uma quantia igual ou menor do que em 2016 para presentear os pequenos.
O aumento de preços foi citado por 34% dos entrevistados, enquanto o corte de gastos foi apontado por 28% como justificativa para não aumentar a despesa com o presente. Ainda foram declarados o pagamento de outras despesas (19%), como contas domésticas; desemprego (10%); e redução de renda (9%). Enquanto isso, 43% pretende comprar um presente mais caro na data comemorativa.
O preço será determinante para a decisão em 40% dos casos. Já o desejo da criança será levado em conta por 33% dos consultados, enquanto a necessidade do produto deve ser considerada em 24% das compras. Os consumidores que não irão presentear na data correspondem a 31% dos entrevistados.
O comércio de Ribeirão Preto está confiante e aposta no Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, quinta-feira, feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, para alavancar as vendas. Para a data, as lojas terão abertura facultativa das 9h às 17h. O tíquete médio dos presentes deve girar de R$ 80 a R$ 100. A criançada deve ganhar, principalmente, brinquedos, vestuário, calçados e acessórios.
Preço médio – A Boa Vista SCPC apurou alta de 14% sobre o valor médio dos produtos, passando de R$ 174 no ano passado para R$ 198 em 2017. A grande maioria, 88%, dos consumidores declarou que deve comprometer menos de 25% da renda familiar com a compra do presente, com crescimento de 12 pontos percentuais em relação ao verificado em 2016, enquanto 11% deve gastar entre 25% e 50% dos rendimentos e apenas 1% deve ter gasto superior a 50% da renda familiar.
Forma de pagamento – As compras à vista serão predominantes no Dia das Crianças de 2017, atingindo 68% segundo a Boa Vista. O restante, 32%, irá parcelar a aquisição, sendo que destes, 91% usará o cartão de crédito e 8% usará carnês e boletos.
Presentes mais baratos – Segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a partir dos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a boa notícia é que os preços das bicicletas e dos brinquedos, itens preferidos pela garotada, subiram apenas 0,68% e 1,36%, respectivamente, em relação ao ano passado.
Para quem procura artigos de maior valor agregado, os instrumentos musicais e os microcomputadores estão 6,97% e 15,51% mais baratos. Entre os itens de vestuário, apenas o conjunto infantil apresentou queda nos preços no período (-2,36%), enquanto os preços do agasalho infantil (3,02%); da bermuda e do short infantil (2,96%); e da camisa/camiseta infantil (2,75%) subiram acima da inflação média. Já a calça comprida infantil e o vestido ficaram apenas 0,5% e 1,08% mais caros do que no ano passado.
Para os pais que buscam atividades de recreação, o ingresso para jogos está 12,13% mais barato, enquanto que a entrada do cinema ficou 6,49% mais cara. Outras opções são CDs e DVDs, cujos preços recuaram 1,82%, e os livros, que ficaram 4,27% mais caros.