O comércio de Ribeirão Preto está confiante e aposta no Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, quinta-feira, feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, para alavancar as vendas. Para a data, as lojas terão abertura facultativa das 9h às 17h. O tíquete médio dos presentes deve girar de R$ 80 a R$ 100. A criançada deve ganhar, principalmente, brinquedos, vestuário, calçados e acessórios.
Segundo estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), entidade a qual o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) é filiado, o varejo no Estado de São Paulo deve ter crescimento de 8% em outubro, “mês das crianças”, na comparação com a mesma época de 2016.
Para Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp, nos estabelecimentos da cidade o público encontra variedade de itens com valores atrativos. “O Dia das Crianças é um período de muito movimento, pois as famílias não deixam de presentear os pequenos. Muitos adquirem pelo menos uma lembrança para a celebração não passar em branco. O horário especial também é uma oportunidade para que os consumidores possam pesquisar preços e produtos”, comenta.
Presentes mais baratos – Segundo levantamento da FecomercioSP, a partir dos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a boa notícia é que os preços das bicicletas e dos brinquedos, itens preferidos pela garotada, subiram apenas 0,68% e 1,36%, respectivamente, em relação ao ano passado.
Para quem procura artigos de maior valor agregado, os instrumentos musicais e os microcomputadores estão 6,97% e 15,51% mais baratos. Entre os itens de vestuário, apenas o conjunto infantil apresentou queda nos preços no período (-2,36%), enquanto os preços do agasalho infantil (3,02%); da bermuda e do short infantil (2,96%); e da camisa/camiseta infantil (2,75%) subiram acima da inflação média. Já a calça comprida infantil e o vestido ficaram apenas 0,5% e 1,08% mais caros do que no ano passado.
Para os pais que buscam atividades de recreação, o ingresso para jogos está 12,13% mais barato, enquanto que a entrada do cinema ficou 6,49% mais cara. Outras opções são CDs e DVDs, cujos preços recuaram 1,82%, e os livros, que ficaram 4,27% mais caros.
Campanha Show de Prêmios – Outro destaque para os clientes é a Campanha Show de Prêmios Acirp Sincovarp, que no Dia das Crianças sorteará uma moto Honda CG 160 Start para o consumidor; um smartphone para o lojista; e um vale-compras de R$ 500 para o vendedor, que pode ser utilizado em qualquer uma das lojas participantes. Para participar, basta gastar a partir de R$ 100 nos estabelecimentos credenciados, que dá direito a uma ‘seladinha’, que deve ser cadastrada no portal da campanha (www.showdepremiosribeirao.com.br).
Com a ‘seladinha’, o consumidor participa dos sorteios das principais datas do varejo: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Black Friday. Para o Natal, a premiação será especial, com três Onix Joy 0km para três consumidores; três smartphones para lojistas; e três vale-compras de R$ 500 para os vendedores.