A Comissão Permanente de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Câmara de Vereadores promoveu na note da última quarta-feira (27) a segunda audiência pública para debater o projeto do Executivo que estabelece o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2018/ 2021.
Mais de 100 pessoas participaram da reunião, incluindo o secretário municipal de Planejamento e gestão Pública, Edsom Ortega Marques, e o secretário-adjunto da Casa Civil, Antônio Daas Abboud. Segundo Marcos Papa (Rede), presidente da comissão, o público que acompanhou a audiência foi recorde. “Na primeira audiência tivemos cerca de 60 pessoas e agora mais de 100”, comemora.
Na primeira audiência os participantes apresentaram 18 sugestões de emendas e agora, na segunda, a Comissão de Finanças recebeu quase 30, a maioria versando sobre dois temas – a necessidade de construção de creches e mais investimentos na área de defesa dos animais. Entre os presentes, grande número de professores e de membros de ONGs dedicadas à causa animal.
“O PPA é uma carta de intenções que deve obedecer ao Plano de Metas, que é calcado no de governo. A expectativa é cumprir tudo o que o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) propôs na eleição”, destaca o secretário-adjunto da Casa Civil, Antônio Daas Abboud.
Além das sugestões apresentadas pela população nas audiências, a Comissão de Finanças receberá emendas dos vereadores até quinta-feira, 5 de outubro. “Uma análise inicial no PPA 2018-2021 focado em estabelecer uma visão sistêmica em quatro eixos, está recheado de indicadores e diagnósticos, ao que tudo indica, muito realistas. A próxima fase é checar se as ações programadas serão suficientes para atacar tais problemas encontrados”, avalia Papa.
PPA – O Plano Plurianual é um instrumento de organização das políticas públicas da administração para um período de quatro anos. O PPA deve ser implementado em conformidade com os programas, atividades e projetos aprovados e tem por objetivo o alcance das metas físcais e orçamentárias neles inseridas.