Aulas gratuitas de circo, de dança de rua, de iniciação musical e muito mais. Esse é o cardápio que o projeto Bandalheira do Bem leva para o Centro Cultural Palace nesta quinta-feira, 28 de setembro, a partir das 14 horas, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto.
A iniciativa é de um grupo de artistas da cidade que montou o projeto para oferecer música, circo e oficinas de arte para crianças e adolescentes, principalmente. Mas, todos são bem vindos ao espetáculo que vai ocorrer no Palace, que fica bem ao lado do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, na rua Duque de Caxias nº 322, Centro Histórico de Ribeirão Preto.
No total, serão de três a quatro horas de aulas, diversão e arte. Por todos os espaços que já passou, o Bandalheira do Bem reuniu centenas de pessoas e espalhou muita alegria e arte. Aprovado no Programa de Ação Cultural (ProAC) – incentivo cultural via isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto tem a participação de músicos profissionais e de artistas de circo, teatro e dança.
As oficinas de música serão ministradas por músicos/professores experientes, sempre com inscrições gratuitas. Para os iniciantes, as oficinas oferecem noções básicas através de dinâmicas de grupo e audição do som de vários instrumentos. Para os mais avançados haverá aulas de aprimoramento em violão, flauta e percussão.
Além das oficinas, o público poderá curtir a Banda Bandalheira, formada por músicos profissionais da cidade, que vai apresentar canções inesquecíveis como “Sítio do Picapau Amarelo” (Gilberto Gil), “Nosso Lindo Balão Azul” (Guilherme Arantes), “Assim sem você” (Claudinho e Buchecha) e “Felicidade” (Seu Jorge). Outro destaque será a apresentação da canção “Meninos do Morumbi”, de Dimi Zumquê, que será desenvolvida com os alunos nas oficinas.
As oficinas de dança serão coordenadas pelo premiado e engajado professor Alexandre Snoop, tendo como foco o estilo “dança de rua”. No final do programa, as crianças recebem pipoca e refrigerantes. O projeto Bandalheira do Bem é uma realização do governo de São Paulo, Secretaria da Cultura e Zumquê Produções.