Notícias boas devem, sempre, repercutir: é o caso da implantação em Ribeirão Preto, ainda neste ano – conforme anunciou o secretário estadual do Meio Ambiente, Mauricio Brusadin – ao atender solicitação formalmente apresentada pelo vereador ribeirão-pretano Maurício Gasparini – de um Poupatempo Ambiental, voltado à solução de problemas ambientais, como o licenciamento de projetos. Esse anúncio, daí sua relevância ainda maior, ocorreu durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, na manhã do último dia 4 de setembro.
Como presidente da Comissão de Estudos criada, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, para analisar a instalação de uma unidade do Poupatempo Ambiental, Mauricio destacou a importância dessa unidade do Poupatempo Ambiental não apenas para a cidade sede como para todas as 34 cidades integrantes da região metropolitana porque reunirá, num único lugar, todos os serviços e órgãos ambientais, como a Secretaria do Meio Ambiente, a Agência Ambiental da Cetesb, o Instituto Florestal, a Fundação Florestal, Guarda Civil Ambiental e posto da Polícia Ambiental.
Essa unidade oferecerá ainda, à população local e regional, um espaço para realização de programas e eventos voltados à educação e interpretação ambiental, orientando sobre o preenchimento do cadastro ambiental rural (CAR) e facilitando o acesso aos serviços de licenciamento, autorizações e ações fiscalizatórias.
Em nota em meu blog, publicada no último dia 4, qualifiquei aquele fato como “extremamente positivo!” Também o prefeito Duarte Nogueira, em nota oficial, comemorou: “essa é uma excelente notícia. O Poupatempo vai acelerar o licenciamento sem desrespeitar as regras ambientais. Isso vai facilitar muito os empreendimentos e a vida de muitas pessoas de Ribeirão Preto e de todas as cidades da região.”
Até novembro, de acordo com o secretário Brusadin, esse Poupatempo Ambiental – para júbilo de ambientalistas como o presidente da Associação e do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Joaquim Augusto Azevedo Souza – será efetivamente montado e inaugurado, dentro da ideia central de agilizar os serviços e garantir a rápida execução de todas as leis para emissão dos licenciamentos. É, sem qualquer duvida, uma grande conquista não apenas para a cidade de Ribeirão Preto como, igualmente, para toda a região metropolitana por ela sediada.
Merece louvores, por iniciativas como esta, o governo Geraldo Alckmin, sempre inovando e buscando facilitar a vida dos cidadãos paulistas num combate sem tréguas – felizmente bem sucedido – à burocracia. É um governo, podemos assim defini-lo, que funciona como uma empresa, invariavelmente empenhado em bem atender sua “clientela”, no caso os moradores das grandes, médias e pequenas cidades do nosso estado.