O Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp) sofreu mais um baque na madrugada desta quarta-feira, 20 de setembro. A autarquia registrou boletim de ocorrência (BO) porque outro poço foi furtado. Ladrões levaram cabos e equipamentos elétricos da unidade Ribeirânia IV, na avenida Presidente Kennedy, no bairro homônimo,na Zona Leste.
Por conta do furto, o abastecimento foi comprometido na Ribeirânia, Nova Ribeirânia, Parque Industrial Lagoinha e Jardim Castelo Branco. O poço só deverá voltar a operar no final da tarde desta quinta-feira, dia 21. Além de 42 metros de fiação, os ladrões levaram três transformadores de redução de voltagem e uma chave do transformado da CPFL Paulista.
Os 114 poços do Daerp captam água do Aquìfero Guarani e são movidos a eletricidade. Os funcionários da autarquia trabalharam durante toda a quarta-feira para fazer a substituição dos cabos. Entretanto, como os cortes foram rentes à saída do equipamento, será necessário fazer a retirada da bomba para a troca interna da fiação.
O abastecimento na região da Lagoinha, Ribeirânia, Nova Ribeirânia e Castelo Branco ficou comprometido, uma vez que nesta quarta-feira o Daerp fez o conserto de um vazamento no reservatório da Lagoinha, junto ao poço Lagoinha II, que ficou todo o dia desligado. Este é o terceiro poço furtado da autarquia este mês.
Ao todo já foram furtados 29 poços neste ano. Nos últimos furtos, além de cabos os ladrões também estão levando equipamentos. Em 2016 foram furtados 56 poços em Ribeirão Preto. Para o superintendente Afonso Reis Duarte, os furtos estão sendo feitos por pessoas especializadas, porque eles desligam a energia e retiram os equipamentos com precisão.
O Daerp tem reforçado a segurança nos poços, além de ter solicitado à Polícia Militar e à Guarda Municipal um reforço de patrulhamento nestes locais. O prejuízo com o furto no posto da Ribeirânia deverá passar dos R$ 50 mil reais por conta da retirada da bomba.