Nesta sexta-feira, 22 de setembro, às 20h30, o Teatro Minaz será o palco de mais uma edição do projeto Ópera e Outros Cantos. O “Recital Canções Francesas” vai reunir o barítono Homero Velho e o pianista Ricardo Ballestero. A entrada é franca, mas a retirada de convites deve ser feita com uma hora de antecedência. O espaço cultural fica na rua Carlos Chagas nº 273, no Jardim Paulista, e tem capacidade para receber 250 pessoas. Mais informações pelo telefone (16) 3941-2722. O espetáculo não tem restrição de faixa etária.
“L’espionneducoeur” é o título deste concerto com músicas da França que inclui não apenas alguns dos mais famosos compositores da “melodie” (canção erudita francesa), mas também dois dos mais importantes poetas franceses de sua época: Guillaume Apollinaire (1880-1918) e Paul Verlaine (1844-1896). Essas duas obras dividem o programa com as famosas “Canções Folclóricas Gregas”, de Maurice Ravel (1875-1937), e um ciclo de canções pouco conhecido, mas de extrema beleza musical e poética, que Samuel Barber (1910-1981) dedicou a Francis Jean Marcel Poulenc e (1899-1963) seu cantor preferido, o barítono francês Pierre Bernac (1899-1979).
Homero Velho, professor de canto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é considerado um dos mais importantes barítonos brasileiros. Natural de Ribeirão Preto, começou a estudar canto aos 18 anos tendo completado seus estudos na renomada universidade de Indiana em Bloomington, Estados Unidos. É presença constante em todos os teatros do Brasil, em papéis que vão desde Papageno em “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) até Nick Shadow em “O Progresso do Libertino”, de Igor Stravinsky (1882-1971). Homero já protagonizou o elenco de “Piedade”, de João Guilherme Ripper (1959), “A Tempestade”, de Ronaldo Miranda (1948) e “Olga”, de Jorge Antunes (1942).
O pianista Ricardo Ballestero é docente do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, onde leciona na graduação e na pós-graduação tendo sido professor na Universidade do Colorado-Boulder e realizado seu Doutorado em Colaboração Pianística e Música de Câmara pela Universidade de Michigan. Tem se apresentado nas principais capitais do Brasil, e em Berlim, Florença, Nova York, Houston e Detroit. Como pianista-preparador, atuou em cerca de vinte produções de óperas, na Houston Grand Opera, Festival Amazonas de Ópera, Festival de Inverno de Campos do Jordão, e nos departamentos de ópera das Universidades de Michigan e Colorado.
Além da apresentação, o projeto traz um masterclass de canto lírico, no sábado, dia 23, das nove às 12 horas, que pretende fazer uma abordagem ampla sobre técnica e interpretação. O objetivo é fornecer ferramentas que auxiliem o cantor a desvendar o funcionamento da sua voz, permitindo que a música e o texto exerçam o objetivo principal da música: a comunicação. São 30 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail da companhia (teatrominaz@minaz.com.br). As atividades integram a programação do projeto Ópera e Outros Cantos e acontecem gratuitamente no teatro da Cia. Minaz.