Tribuna Ribeirão
Cultura

Música francesa no Teatro Minaz

Nesta sexta-feira, 22 de se­tembro, às 20h30, o Teatro Mi­naz será o palco de mais uma edição do projeto Ópera e Ou­tros Cantos. O “Recital Canções Francesas” vai reunir o barítono Homero Velho e o pianista Ricar­do Ballestero. A entrada é franca, mas a retirada de convites deve ser feita com uma hora de ante­cedência. O espaço cultural fica na rua Carlos Chagas nº 273, no Jardim Paulista, e tem capaci­dade para receber 250 pessoas. Mais informações pelo telefone (16) 3941-2722. O espetáculo não tem restrição de faixa etária.

“L’espionneducoeur” é o tí­tulo deste concerto com músicas da França que inclui não apenas alguns dos mais famosos com­positores da “melodie” (canção erudita francesa), mas também dois dos mais importantes poetas franceses de sua época: Guillau­me Apollinaire (1880-1918) e Paul Verlaine (1844-1896). Essas duas obras dividem o programa com as famosas “Canções Folclóricas Gregas”, de Maurice Ravel (1875-1937), e um ciclo de canções pou­co conhecido, mas de extrema beleza musical e poética, que Sa­muel Barber (1910-1981) dedicou a Francis Jean Marcel Poulenc e (1899-1963) seu cantor preferido, o barítono francês Pierre Bernac (1899-1979).

Homero Velho, professor de canto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é considerado um dos mais importantes barítonos brasileiros. Natural de Ribeirão Preto, começou a estudar canto aos 18 anos tendo completado seus estudos na renomada univer­sidade de Indiana em Blooming­ton, Estados Unidos. É presença constante em todos os teatros do Brasil, em papéis que vão desde Papageno em “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) até Nick Shadow em “O Progresso do Libertino”, de Igor Stravinsky (1882-1971). Homero já protagonizou o elenco de “Piedade”, de João Guilherme Ripper (1959), “A Tempestade”, de Ronaldo Miranda (1948) e “Olga”, de Jorge Antunes (1942).

O pianista Ricardo Ballestero é docente do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, onde leciona na gradua­ção e na pós-graduação tendo sido professor na Universidade do Colorado-Boulder e reali­zado seu Doutorado em Cola­boração Pianística e Música de Câmara pela Universidade de Michigan. Tem se apresentado nas principais capitais do Bra­sil, e em Berlim, Florença, Nova York, Houston e Detroit. Como pianista-preparador, atuou em cerca de vinte produções de óperas, na Houston Grand Ope­ra, Festival Amazonas de Ópera, Festival de Inverno de Campos do Jordão, e nos departamentos de ópera das Universidades de Michigan e Colorado.

Além da apresentação, o pro­jeto traz um masterclass de canto lírico, no sábado, dia 23, das nove às 12 horas, que pretende fazer uma abordagem ampla sobre técnica e interpretação. O objeti­vo é fornecer ferramentas que auxiliem o cantor a desvendar o funcionamento da sua voz, per­mitindo que a música e o texto exerçam o objetivo principal da música: a comunicação. São 30 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail da companhia (teatrominaz@mi­naz.com.br). As atividades inte­gram a programação do projeto Ópera e Outros Cantos e acon­tecem gratuitamente no teatro da Cia. Minaz.

Postagens relacionadas

Sessão pipoca – Anna Maria Chiavenato

Redação 1

‘Bacurau’ vai disputar o Spirit Awards, o ‘Oscar do cinema independente’

William Teodoro

Sinhá Junqueira – Biblioteca terá yoga e contação de histórias

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com