A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realizará, na próxima quinta-feira, 21 de setembro, às 19 horas, em sua sede, mais um encontro do Clube de Leitura e Salão de Ideias, desta vez com a participação de Luisa Geisler. A escritora fará uma análise e reflexão do seu livro “Luzes de emergência se acenderão automaticamente” com todos os participantes. No local haverá também venda de livros da autora e sessão de autógrafos. As duas atividades do dia fazem parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e contam com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) e se complementam.
Luisa Geisler nasceu em Canoas (RS) e tem 26 anos. É autora dos livros ‘‘Luzes de emergência se acenderão automaticamente’’ (Alfaguara, 2014), ‘‘Quiçá’’ (Record, 2011), Contos de mentira (Record, 2011). Foi duas vezes vencedora do Prêmio Sesc de Literatura, além de ter sido duas vezes finalista do Jabuti. Sua obra “Quiçá” foi traduzida para o espanhol e publicado na Espanha, enquanto “Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente” foi traduzido para o espanhol e publicado na Argentina. Luisa Geisler participou de produções artísticas em parcerias com instituições internacionais como a OMI International Arts Center Residency, de Nova York, e a Serpentine Gallery, de Londres. Tem também textos publicados em mais de 20 países, incluindo Alemanha, Áustria, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda e Japão.
O livro “Luzes de emergência se acenderão automaticamente” narra o crescer e os conflitos da passagem da juventude à vida adulta. A autora constrói uma narrativa sutil, às vezes, entremeada com um humor desconcertante, em outras com passagens cativantes. Ao compor esse mosaico, a autora desenvolve um romance surpreendente, emocional, sobre as incertezas do amadurecimento. O livro traz a história de Henrique, que mora nos subúrbios de Porto Alegre com os pais: é um garoto que se considera, em todos os aspectos, uma pessoa normal. Está na faculdade, trabalha num posto de gasolina em meio período, tem uma namorada. Fala pouco, é introspectivo, mas cultiva amizades sólidas.
Tudo muda quando seu melhor amigo, Gabriel, bate a cabeça num acidente banal e, pouco tempo depois, é hospitalizado em coma. Após uma cirurgia de emergência, não há muito que fazer por ele, dizem os médicos. Apenas esperar. EI Ike, os pais de Gabriel, o irmão mais velho e os amigos aguardam o menor sinal de melhora. É então que, perto do Natal, Ike começa a escrever. São cartas em sequência ao amigo, como uma conversa, que relata o que se passa na ausência do amigo. Para ‘‘quando tu acordar’’, diz ele. ‘‘Queria saber quando tu ia acordar, como tu tá, o que tem acontecido, se tem algo que dê pra fazer’’, escreve Henrique. As cartas são entremeadas por narrativas curtas, que dão a elas uma dimensão adicional: até que ponto Ike sabe realmente o que acontece à sua volta? O que pensam os outros?
As atividades – O Salão de Ideias é uma oportunidade para o público leitor conhecer de perto autores e dialogar com eles para uma reflexão mais profunda sobre as obras lidas. Já o Clube da Leitura foi criado com o objetivo de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores e estilos literários. Recentemente, o grupo ganhou um novo perfil através da curadoria da bibliotecária Gabriela Bazan Pedrão, doutoranda em Ciências da Informação pela Unesp.
Para a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Adriana Silva, a fusão de dois programas permanentes da Fundação num único evento fortalece os objetivos de difusão e formação de novos leitores. ‘‘São atividades como essas que possibilitam a formação do leitor e, na maioria das vezes, os apresentam e até os colocam de frente com escritores renomados, o que aguça a curiosidade e amplia o prazer e o gosto pela leitura’’, diz. A coordenadora de programação da Fundação, Laura Abbad, destaca que as duas atividades oferecem oportunidades para que o público local conheça novos autores. ‘‘Estes Salões do Clube da Leitura dão destaque também para novos autores que ganharam reconhecimento e prêmios literários importantes com suas primeiras obras’’, acrescenta.
As duas atividades são abertas ao público em geral: estudantes, escritores, professores, profissionais e amantes da literatura. A entrada é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (16) 3911-1050 ou através do e-mail [email protected] ou pelo. A sede da Fundação do Livro e Leitura fica na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, Jardim América, Ribeirão Preto.