Nesta sexta-feira, 15 de setembro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Talpa, de combate ao tráfico interestadual de drogas. Cerca de 100 policiais federais cumpriram 26 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Em Ribeirão Preto, um suspeito foi preso logo ao amanhecer em condomínio na avenida Caramuru, Zona Sul da cidade.
O inquérito policial teve início em agosto de 2015, após a realização de diligências para apurar informações sobre a ocultação de drogas em propriedades rurais na cidade de Catanduva. A investigação aponta que o grupo agia várias cidades. As drogas eram transportadas em carros de passeio e caminhões do Estado do Mato Grosso do Sul para a cidade de Catanduva, onde eram armazenadas e posteriormente redistribuídas a outros investigados. Estima-se que a organização criminosa atuava há mais de cinco anos.
Durante os dois anos de investigação foram realizados trinta flagrantes, com a prisão de 68 pessoas, sendo apreendidas mais de dez toneladas de drogas. Talpa, nome dado a operação, é uma espécie de toupeira que também possui o hábito de viver enterrada em tocas, sendo uma alusão ao modus operandi utilizado pelos investigados para a ocultação de drogas.
Os presos serão encaminhados a estabelecimentos prisionais estaduais, onde ficarão à disposição da Justiça, respondendo, na medida de sua culpabilidade, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e crime de associação criminosa, cujas penas variam de três a 15 anos de reclusão.
Ainda nesta sexta-feira, policiais militares prenderam um homem por tráfico de drogas durante patrulhamento pela na avenida General Euclides Figueiredo, no Avelino Alves Palma, Zona Norte de Ribeirão Preto. O suspeito estava de bicicleta e tentou fugir quando viu a viatura, mas foi alcançado pela PM. Ele portava uma sacola com meio tijolo de maconha e uma balança de precisão.
Na residência dele os policiais militares apreenderam mais três tijolos de maconha e uma porção de cocaína. O homem confessou que traficava na região e acabou preso. O boletim de ocorrência foi registrado na Central de Flagrantes. Neste sábado (16) ele será levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP).