O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) sancionou, na tarde desta sexta-feira, 15 de setembro, lei que autoriza a realização da Feira do Produtor Rural em Ribeirão Preto. O evento acontecerá às quintas-feiras, das 14 às 18 horas, no Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira).
Além dos vereadores Fabiano Guimarães (DEM) e Paulinho Pereira (PPS), autores da lei, e produtores rurais de Ribeirão Preto e região, acompanharam a solenidade de assinatura os secretários Edmilson Domingues (Turismo), Nicanor Lopes (Casa Civil e Governo) e Pedro Luiz Pegoraro (Infraestrutura e Obras Públicas), Mário Biral (vice-presidente do Sistema Senar), Flaviane Araújo (representando a gerência do Sebrae) e Vandei Junqueira (dos produtores rurais).
Na feira serão comercializados produtos hortifrutigranjeiros de produtores rurais frescos e a preços competitivos. No dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, a inauguração vai reunir 20 estandes com produtos selecionados e organizados para atender o consumidor.
O objetivo é criar uma opção de renda para o produtor rural da agricultura familiar, por meio da venda direta de seus produtos na feira, além de melhorar a relação oferta e demanda. O grande diferencial será a padronização dos estandes sustentáveis feitos de bambu e a apresentação de produtos frescos e de qualidade com preços competitivos. Apresentará diversas produções de hortifruti. além de artesanato produzido localmente.
Para isso, os produtores que integram os programas passaram por por capacitação de 272 horas, na qual aprenderam conceitos de formação e organização de equipe, normas e procedimentos adequados para a feira, construção de estandes em bambu, planejamento e produção a serem levados à feira, métodos de comercialização, técnicas de vendas e exposição de produtos e controles de gestão do negócio.