Em 24 de setembro, domingo, às 17h30, o projeto “Encantando” levará seu repertório de música sacra para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima (“Estigmatinos”), na praça Antônio Lopes Veludo s/nº, no Jardim Sumaré, Zona Sul de Ribeirão Preto. A apresentação, que acontece após a missa, conta com participação do Quinteto de Cordas da Academia Livre de Música e Artes (Alma) de Ribeirão Preto, composto principalmente por alunos, com violinos, viola, violoncelo e contrabaixo, além de três jovens cantores e participação das solistas Snizhana Drahan e Tamara Pereira, professoras e cantoras profissionais.
O repertório conta com obras como “Minuetto”, de Luigi Boccherini (1743-1805); “Ave Maria”, de Giulio Caccini (1551- 1618); “Ave Verum Corpus”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), “Lascia chi’o pianga”, de Georg Friedrich Händel (1685-1759) e “Cantata 156”, de Johann Sebastian Bach (1685- 1750). Também estão no repertório “Panis Angelicus”, de César Franck (1822-1890); “Pietà, Signore”, de Alessandro Stradella (1639-1682); “Gloria a Te, Cristo Gesu”, de Jean-Paul Lecot (1947); e “Ave Maria”, de Franz Schubert (1797-1828), entre outros.
O projeto “Encantando” é uma realização da Academia Livre de Música e Artes, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio Ópera da Usina Mogiana, patrocínio Sinfonia da Ambient e Santa Helena, patrocínio Suíte do Tonin, Madeiranit, Interunion, Usina Vertente e Tereos. O objetivo é estimular a apreciação da música erudita e formar novos públicos de cultura.
O projeto prevê dez apresentações gratuitas de música sacra em igrejas de Ribeirão Preto – músicos estarão em mais três templos ainda a serem confirmados.. A estreia ocorreu em 23 de julho, na Paróquia Santa Terezinha (rua Maria Cândida Rosa Curi nº 770), no bairro Ribeirânia, na Zona Leste. Mais informações no e-mail academiali[email protected].
Sobre a Alma – A Academia Livre de Música e Artes (Alma) é uma associação privada sem fins lucrativos, de Ribeirão Preto/SP, Brasil, constituída formalmente em junho de 2015. Enquanto projeto cultural, iniciou suas atividades em agosto de 2014, nas dependências do Centro Cultural Palace, com o objetivo de identificar, reconhecer e lapidar jovens talentos nas artes. Atualmente, atende cerca de 150 alunos, com faixa etária entre 7 a 21 anos, de cerca de dez cidades da região de Ribeirão Preto.