Duarte Nogueira Júnior (PSDB) e mais nove prefeitos de cidades da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) estiveram com o presidente Michel Temer (PMDB), na terça-feira, 12 de setembro, em reunião em Brasília. O ribeirão-pretano foi agradecer o peemedebista pela liberação de recurso para ampliação do Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, o único que possui voos regulares comerciais no nordeste paulista, atendendo prioritariamente a RMRP. A área de abrangência chega ao sul de Minas Gerais, impactando aproximadamente quatro milhões de habitantes.
O aeroporto receberá R$ 88 milhões para a melhoria da infraestrutura do terminal de passageiros, pista de pouso e pátio de aeronaves, obras que permitirão voos internacionais de cargas, com pousos e decolagens de aviões de porte superior aos que hoje utilizam o equipamento. A licitação e o início das obras estão previstas para 2018. A expectativa é entregar a ampliação em até dois anos, no final de 2019.
O projeto executivo deve ser entregue até dezembro. Participaram da reunião os prefeitos de Cravinhos, São Simão, Santa Cruz da Esperança, Pradópolis, Sertãozinho, Sales Oliveira, Santo Antônio da Alegria me Dummont. Eles também conversaram com o ministro–chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, para tratar de assuntos referentes a RMRP.
“Os 34 municípios representam cerca de dois milhões de pessoas, e somos responsáveis por praticamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista. É de extrema importância que todos os prefeitos busquem recursos federais para tornar este conglomerado ainda mais forte e beneficiar esta população”, disse Duarte Nogueira, presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMRP.
Segundo ele, a tendência é acelerar e maximizar os bons resultados regionais, com ampliação da infraestrutura regional, criação de segurança compartilhada, construção de unidades regionais de saúde e educação, além do exercício da governança metropolitana, com regionalização da gestão pública, elevando-se, ainda mais, o bem-estar das pessoas e o PIB regional.