Tribuna Ribeirão
Economia

Golpes crescem 7,5% em 2017

Segundo o Indicador Sera­sa Experian, foram registradas 950.632 tentativas de fraude con­tra o consumidor brasileiro no primeiro semestre deste ano. Isso representa uma tentativa a cada 16,5 segundos. Em relação ao mesmo período de 2016, quando foram constatadas 884.105 casos, o crescimento foi de 7,5%.

A alta de 31,2% nos golpes contra o cidadão aplicados no setor bancário e financeiro foi a responsável por puxar o aumento geral das tentativas no semestre. Os setores de serviços e telefonia também registraram aumento de 5,8% e 1,0%, respectivamente. Já o varejo e demais segmentos apresentaram queda no semestre.

Apesar de o setor de ban­cos e financeiras ter registrado a maior alta no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o segmento de telefonia foi o que mais teve tentativas entre janeiro e junho de 2017 (366.188) e re­gistrou participação de 38,5% no total. Neste tipo de golpe, dados de consumidores são utilizados por criminosos para abertura de contas de celulares ou compra de aparelhos, por exemplo.

Caso a fraude no segmento de telefonia seja bem-sucedida, fun­ciona como uma “porta de entra­da” para os fraudadores aplicarem golpes de maior valor em outros setores da economia. Os golpis­tas costumam comprar telefones para ganharem um comprovante de residência e, assim, abrir con­tas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédi­to e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.

O setor de serviços vem em seguida no ranking de segmen­tos com mais tentativas de fraude identificadas no primeiro semes­tre de 2017 (285.830), represen­tando 30,1% do total. Em terceiro lugar estão os bancos e financei­ras com 23,8% de participação e 226.280 tentativas. O quarto setor mais afetado pelas tentativas nos seis primeiros meses do ano foi o varejo, com 57.451 e participação de 6,0%. Os demais segmentos representaram 1,6% do total.

O Indicador Serasa Expe­rian da Demanda do Consumi­dor por Crédito apontou cres­cimento de 2,1% no primeiro semestre de 2017, na compara­ção com o mesmo período do ano anterior. Em junho deste ano, 168.388 tentativas de frau­de foram aplicadas em todos os segmentos, o que represen­ta um aumento de 2,1% em relação a maio do mesmo ano, quando o indicador apontou 164.988 tentativas. Na com­paração entre junho de 2017 e 2016, o crescimento nas tentati­vas foi de 12,5%.

A fraude de identidade acon­tece quando dados pessoais de um consumidor são usados por terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito sem a intenção de honrar os pagamentos. De acordo com estudos da Serasa, basta perder um documento pessoal para do­brar a probabilidade de o cidadão ser vítima de um golpe.

Para se prevenir, quem teve documento extraviado, deve cadastrar um alerta gratuito na Serasa pelo link: www.serasacon­sumidor.com.br/servicos-roubo­-perda-de-documentos/, além de fazer um boletim de ocorrência (BO). O registro ajuda a reduzir o risco e evitar a dor de cabeça de ter dados pessoais utilizados por fraudadores.

Com o alerta, o Serasa Con­sumidor consegue avisar às em­presas que consultam seus pro­dutos sobre a perda ou roubo do documento quando este for utilizado para abertura de con­ta em bancos, compra de bens e serviços, pagamentos etc. Assim, antes de efetuar a compra, por exemplo, estas empresas poderão tomar algumas atitudes preven­tivas, como solicitar outros tipos de documentos para comprovar a identidade, por exemplo.

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