O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) e o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, participam nesta segunda-feira, 11 de setembro, às oito horas, na Unidade Básica de Saúde Albert Sabin (UBS do Antonio Marincek), da abertura da “Campanha de Multivacinação”, voltada a crianças e adolescentes com idade abaixo dos 15 anos, que estará disponível em 38 postos de Ribeirão Preto.
Em Ribeirão Preto, a população estimada é de cerca de 131 mil crianças e adolescentes. A campanha é uma determinação do Ministério da saúde, acontece em todo o País e terá prosseguimento até o dia 22. O objetivo principal é a atualização das carteiras de vacinação do grupo prioritário.
Neste ano foram introduzidas no calendário de vacinação as vacinas contra HPV, para meninos de 11 a 14 anos, e contra a meningite meningocócia C, para adolescentes de ambos os sexos, de 12 e 13 anos. O Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Multivacinação, conhecido como “Dia D”, será no próximo sábado, 16 de setembro, em 13 postos de vacinação, que atenderão das oito às 17 horas.
A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Mayra Fernanda de Oliveira, explica que o objetivo é mobilizar pais e responsáveis a levarem seus filhos para atualizar as carteiras de vacinação de seus filhos.
“A procura pelas vacinas, principalmente pelos adolescentes é muito baixa. Por isso é imprescindível a conscientização dos pais sobre a importância da imunização de nossos filhos e a procura pelos postos de saúde, para evitarmos problemas de saúde no futuro”. na faixa etária a ser coberta pela campanha.
A rede municipal oferece 15 diferentes tipos de vacinas, entre elas as novas Pentavalente, que vai combater cinco tipos de doenças: difteria, tétano, coqueluche, meningite (Haemophilus B) e hepatite B, que é destinada às crianças de 2, 4 e 6 meses de idade.
Segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo, estarão disponíveis doses contra 18 tipos de doença, entre as quais tuberculose, rotavírus, paralisia infantil, febre amarela, sarampo e HPV. Em todo o Estado, o objetivo é colocar em dia a caderneta de vacinação de cerca de 9,8 milhões de paulistas que compõem o público-alvo.
Na área de atuação do Departamento Regional de Saúde (DRS-13), que abrange Ribeirão Preto e mais 25 cidades, a meta é imunizar 306.128 pessoas. No “Dia D”, 314,7 mil profissionais estarão distribuídos em 5,1 mil postos fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo.