O Botafogo chega à última rodada da primeira fase do Brasileiro da Série C não dependendo apenas de suas forças para conquistar a classificação, mas com boas chances de conseguir uma vaga no mata-mata e continuar sonhando com o acesso à Série B de 2018.
Neste sábado (9), o Tricolor recebe o Ypiranga-RS, às 17h00, no Estádio Santa Cruz, e somente um resultado interessa: a vitória. Qualquer outro resultado não serve ao Pantera.
Além de vencer o Ypiranga-RS, o Tricolor precisa manter o secador aceso em dois concorrentes diretos pela vaga. Vamos lá às possibilidades de classificação do Botafogo. Vencendo o Ypiranga-RS, o Tricolor, que tem 22 pontos, precisa de uma derrota do Tombense-MG para o Macaé-RJ, fora de casa. Se isso acontecer, o Botafogo iguala a pontuação do Tombense-MG, mas levará vantagem no saldo de gols, ficando com a vaga.
O Macaé-RJ pode ser um aliado do Botafogo nesta disputa pela quarta vaga, já que luta contra o rebaixamento e, nas últimas rodadas, vem conquistando vitórias importantes, como sobre o próprio Botafogo, em Macaé-RJ, e contra o Joinville-SC, em Santa Catarina.
A outra hipótese é torcer por uma derrota do Volta Redonda-RJ, que enfrenta o São Bento, em Sorocaba. Porém, como o time carioca tem 25 pontos e oito gols de saldo, o Pantera precisaria golear o Ypiranga-RS, já que seu saldo é de três.
Todos os jogos do Grupo B acontecem neste sábado, às 17h00. São Bento-SP e Tupi-MG, ambos com 28 pontos, já estão garantidos na próxima fase.
Para voltar a vencer e ter chances de classificação, o Botafogo trabalhou duro durante a semana, com o técnico Vica, que conversou muito com os atletas. Ele terá o desfalque do meia Morais, que está com uma lesão muscular.