Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Professor: aprenda a usar o YouTube para tornar a sua aula mais eficiente

Dentro de um contexto educacional cada vez mais acelerado, os livros estão sendo cada vez mais substituídos por tablets e computadores, revolucionando a forma como os jovens aprendem e compartilham informações entre si.

Em meio a estudantes cada vez mais conectados ás novas tecnologias, cabe aos professores adaptarem suas aulas á nova maneira como os alunos aprendem na escola. Dessa maneira, os docentes buscam utilizar novas ferramentas para tornar o processo de aprendizagem mais rápido e dinâmico.

Um bom exemplo de ferramenta online muito utilizada pelos professores é o YouTube. O site oferece uma variedade de canais de vídeos que podem conter exatamente o conteúdo visto pelos alunos, em uma forma de ensinamento mais interessante e emocionante do que a tradicional.

O conteúdo do YouTube pode funcionar como um bom complemento para os livros, principalmente para aquelas matérias mais complexas. Entretanto, para serem eficientes, os vídeos devem ser usados corretamente pelos educadores em sala de aula.

Se você é professor, confira a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a usar o YouTube de forma eficiente para tornar a sua aula mais produtiva:

Use vídeos mais curtos

Procure utilizar vídeos mais curtos, com duração no máximo 10 minutos. Dessa forma, os estudantes têm menos chance de dispersar, o que geralmente ocorre durante a exibição de um filme longo. Pequenos vídeos prender mais a atenção dos alunos.

Procure nos canais os conteúdos relativos a sua matéria

Navegue pelos canais de educação do YouTube. Isso lhe trará mais conteúdos relacionados com a sua matéria, bem como dicas e experiências compartilhadas entre demais professores.

Assista ao vídeo inteiro antes de usar na aula

Procure assistir ao vídeo na íntegra antes de usá-lo em sala de aula. Muitos vídeos são bons no começo, porém podem não manter a qualidade até o final. Tenha muita atenção a todo o conteúdo.

Procure fontes respeitadas e de confiança

Ao invés de realizar pesquisas por canais aleatórios, escolha aqueles que você conhece e confia. A procedência das informações nos canais é fundamental.

Não substitua a sua aula pelos vídeos

Trata-se de um erro muito comum cometido pelos professores. Entretanto, é importante que o educador tenha a consciência de que o vídeo serve como complemento para a aula, e não como uma substituição.

Você que é professor e tem uma grande quantidade de informações a sua disposição, saiba que elas só tornarão as suas aulas mais dinâmicas se usadas da forma adequada. Siga esses conselhos para se tornar um ótimo educador!

Postagens relacionadas

Smartphone gamer da Xiaomi esgota em minutos

Redação 1

Conheça aplicativos que vão te ajudar a organizar o feed do Instagram

Redação 1

Sucata espacial de quase 20 toneladas cai descontrolada na Terra

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com