Segundo relatório da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), o número de acidentes registrados na cidade caiu 4,93% de 2015 para o ano passado, de 12.397 (média diária de 33,9) para 11.785 (média de 32,2 – ano bissexto), com 612 casos a menos. Já o de vítimas fatais ficou estável – passou de 50 para 51, um óbito a mais em 2016, leve alta de 2% e média mensal acima de quatro.
Em 2015, de acordo com a Transerp, a maioria dos acidentes (1.886) ocorreu quando as pessoas voltavam do trabalho para casa, entre o final da tarde e o início da noite (das 17 às 19 horas). Na hora do almoço foram 1.739 (do meio-dia aas 14 horas) e 559 no começo do dia (entre sete e oito da manhã). Já no ano passado a empresa constatou que o horário de almoço foi mais complicado, com 1.949 registros. No fim da tarde foram 1.651 e 605 ocorreram logo pela manhã.
O relatório da Transerp indica também que a quantidade de pessoas feridas nas vias de Ribeirão Preto ficou estável: foram 3.574 em 2015 e 3.575 no ano passado, média diária superior a nove. O número de atropelamentos saltou de 232 para 254 – em 2016 foram 22 a mais, alta de 9,5%. Do total de mortos em 2016 na malha viária de Ribeirão Preto, mais da metade – 26 casos (51%) – eram motociclistas. Em 2015 esse índice era ainda maior – 28 motoqueiros (56%).
O número de vítimas fatais na malha viária ribeirão-pretana, segundo a Transerp, vem caindo desde 2009, quando 74 pessoas morreram (seis por mês). Em 2015 foram 50 óbitos (média mensal de quatro), 24 a menos e queda de 32,43%. Na comparação com 2014, quando 69 morreram (cinco por mês), a baixa foi de 27,53%, com 19 mortes a menos. O ”pico” foi registrado em 2011, com 77 ocorrências (média mensal superior a seis).
A Transerp tem vários programas para melhorar o dia-a-dia nas vias da cidade. Promove palestras educativas com conteúdos específicos para determinados públicos. Tem ainda ações de ações de conscientização dos pedestres para a travessia segura. A minicidade móvel é uma atividade itinerante em que aTranserp leva para as instituições uma lona totalmente sinalizada com pequenas placas e semáforos onde é possível andar de bicicleta sob a orientação de um instrutor.
O espaço visa complementar o trabalho desenvolvido pelo programa de educação para o trânsito da Transerp com o lado prático da questão. Também faz blitze educativas, com abordagem em conjunto com a Polícia Militar por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga-SP), visando sempre a redução dos acidentes na malha viária de Ribeirão Preto.