Presente em 18 países e com participação de 13 milhões de pessoas no ano passado, a Corrida Insana chega ao Brasil em 2017. Como o próprio nome indica, a corrida promete ser uma loucura. E repleta de atrações. Serão dez obstáculos infláveis gigantes espalhados por um circuito de cinco quilômetros, em um desafio que vai além de superar alguns escorregadores e pula-pulas. Mas não se engane. Apesar do formato de competição, é destinado à família, do neto ao avô, com um único objetivo: diversão. Ribeirão Preto recebe uma etapa do evento no próximo domingo, 10 de setembro, no campus do Centro Universitário Moura Lacerda (avenida Doutor Oscar de Moura Lacerda nº 1.520)
Fábio Avelar, diretor técnico do Circuito Brasil de Corrida Insana, espera ver muita gente com sorriso no rosto em Ribeirão Preto . “O maior atrativo da Corrida Insana é, sem dúvida, a diversão. Trata-se de um evento de entretenimento, voltado para crianças e adultos, utilizando a corrida de rua como plataforma. Nossa fórmula é Corrida + diversão + família”, afirma o empresário, que confirma 18 etapas no segundo semestre deste ano, com previsão de reunir 50 mil pessoas. As inscrições para a etapa de Ribeirão Preto já estão abertas e podem ser feitas no site do evento: http://www.corridainsana.com.br/ ou diretamente no link: http://www.corridainsana.com.br/evento/ribeirao-preto-sp/#inscricoes.
O preço da inscrição individual é de R$ 86,90. O acesso à arena insana é grátis para espectadores. A etapa de Ribeirão Preto será a terceira da Corrida Insana no Brasil, mas o circuito ainda passará por Goiânia, São Paulo, Campinas, Sorocaba, Brasília, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Joinvile, Porto Alegre, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro e Vitória.
Crescimento para 2018 – Com investimento inicial de R$ 2 milhões, o licenciamento da Corrida Insana (Insane Infatable 5k, nome original) para o Brasil, primeiro país latino-americano a receber o evento, é de três anos. E os planos são grandiosos. Para 2018, a meta é dobrar o número de etapas, chegando a 36. “Vamos levar o circuito para as regiões do Norte e Nordeste que não foram contempladas neste ano, devido ao curto espaço de tempo dessa primeira temporada, onde priorizamos as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste”, informa.
Fabio Avelar revela que tanto os obstáculos como o know how serão importados diretamente dos Estados Unidos. “O nosso investimento é bastante significativo porque envolve uma logística de importação dos infláveis, compressores, motores, transferência de tecnologia, treinamento com a equipe americana, licenciamento da marca, publicidade, seguros, equipamentos de estrutura, entre outros”, informa o empresário, que complementa. “Temos um contrato de exclusividade no período de 36 meses. A cada 12 meses, faremos as trocas dos infláveis a fim de oferecer um novo circuito com novos desafios a cada temporada”.
A Corrida Insana é uma prova para todas as idades. A única exigência é que o participante tenha altura mínima de 1,05 metro de altura. No caso de crianças, o pai ou responsável deve acompanhar o menor na atividade. Como não tem caráter competitivo, é possível, inclusive, desviar de um ou outro obstáculo. Todos que cruzarem a linha de chegada recebem medalha de participação, que integra o kit do atleta, composto também por camisa oficial tecido tecno dry, bandana, sacola biodegradável e número de peito.
Todos são campeões – A mecânica da disputa da Corrida Insana privilegia a diversão e a segurança. Por isso, a prova não é cronometrada e as largadas são em ondas, favorecendo que famílias e grupos de amigos corram juntos e sem riscos de atropelos. “O público alvo é a família: crianças, adolescentes e adultos. O evento não tem caráter competitivo, mas participativo e de entretenimento. Não existe o campeão. Diria que um slogan que nos define é bem conhecido: ‘Somos Todos Campeões’”, analisa o empresário, lembrando que, dependendo do tamanho da cidade e do número de inscritos, a disputa pode ocorrer aos sábados e domingos ou somente aos domingos, “‘faça chuva ou faça sol”.
Criada nos Estados Unidos e sucesso em diferentes partes do mundo, a Corrida Insana começou a entrar na rota do Brasil quando Fabio e o sócio, Henrique Gomes, viram o poste do evento em um blog. “Achamos a proposta diferente de tudo que já ocorreu aqui no País. A partir disso, ficamos monitorando o evento nos EUA, seguindo as redes sociais e entendo melhor a mecânica das provas. No final de 2016, fomos participar de uma etapa na América para ter certeza como funcionava o evento. Depois disso, abrimos negociação com a empresa detentora da marca para licenciarmos o evento para o Brasil e América do Sul”, conta. O Circuito Brasil de Corrida Insana tem organização da Insane Inflatable 5K, sediada nos EUA.