O mutirão de cirurgia de catarata, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde para pacientes do Sistema Único de Saúe (SUS) de Ribeirão Preto, já operou, em menos de um mês 182 pessoas que aguardavam pela cirurgia na fila de espera. A campanha começou em 9 de agosto e está sendo realizada em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, Hospital Electro Bonini – da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Sociedade Beneficência Portuguesa e Hospital Estadual.
A diretora do Departamento de Avaliação, Controle e Auditoria da Secretaria da Saúde, Mônica Toniello, explica que os pacientes que integram a fila de espera estão sendo chamados pelos hospitais. ”São pacientes que já fizeram todos os exames pré-operatórios e estão prontos para ser encaminhados às cirurgias nos dias agendados. Quando os hospitais não os localizam por algum motivo, imediatamente chamamos o próximo, assim o fluxo de operações não é interrompido”.
A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é zerar a fila de espera de cirurgias de catarata. A estimativa da pasta é que 741 pacientes aguardam para ser operados. ”A catarata diminui progressivamente a visão e promove a sensação de visão nublada, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores e mudança frequente da refração. Isto é, incomoda muito. A nossa expectativa é zerar a fila de espera e trazer de volta o bem-estar dessas pessoas”, explica o secretário da Saúde, o médico Sandro Scarpelini, que ainda comemorou o número de atendimentos realizados em pouco tempo.
As próximas cirurgias do mutirão da catarata acontecem em 16 de setembro, na Santa Casa de Misericórdia, e dia 21, no Hospital Electro Bonini. No Hospital Estadual, os pacientes estão realizando os exames e a expectativa que as cirurgias também se iniciem ainda neste mês. As cirurgias estão sendo custeadas com verba do Ministério da Saúde.